Consciência negra e ética racial são temáticas na Escola Estadual Lino Villachá

Mato Grosso do Sul

29.11.2022

Os estudantes do 2° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Lino Villachá, localizada no Bairro Nova Lima, em Campo Grande, coordenados pelas professoras Sirleide Batista dos Santos e Cristiane Aparecida Dias Leal, além da bibliotecária Maria Marta dos Santos, participaram das atividades da Semana da Consciência Negra & Diversidade de MS.

Inicialmente, um seminário, durante as aulas de Geografia, foi organizado pelas professoras Sirleide e Cristiane, buscando ampliar a visão e direcionar a reflexão da diversidade étnica de Mato Grosso do Sul.

Seminário e produções

Após esse momento, houve uma exposição com diversas produções, momento que talentos foram descobertos/explicitados, apresentados em forma de intervenções artísticas e culturais dentro da própria unidade escolar.

Paralelo a isso, aconteceram oficinas de turbante, contação de histórias, Abayomi, empoderamento negro, recitação de poema contra o racismo, análise de músicas e poemas, realizados pelas professoras e por nossa bibliotecária Maria Marta.

“A realização do projeto visou integrar os estudantes, apresentando diferentes experiências e enriquecendo culturalmente a juventude pertencente à nossa comunidade escolar”, enfatiza gestor Olívio Mangolin.

Adersino Junior, SED/MS