Conhecimento científico no cotidiano escolar é tema de formação oferecida pela Seduc

Capacitação

16.08.2019

A Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc), em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), oferece curso de formação para professores das escolas em tempo integral da rede pública estadual de Goiânia e Aparecida de Goiânia.

O curso “Conhecimento Científico no Cotidiano da Escola” terá início na próxima segunda-feira (19/8), na Faculdade Alfredo Nasser (Unifan), onde serão realizados os encontros mensais. O restante do curso será ofertado à distância. Foram ofertadas 35 vagas para professores de turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio.

A formação é coordenada pelo Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação da Seduc Goiás e tem como objetivo apresentar e construir mecanismos didático-pedagógicos que contribuam na capacitação e instrumentalização dos professores.

A superintendente do Centro de Formação da Seduc Goiás, Rita de Cássia Ferreira, explica que o curso foi estruturado em cinco módulos de oito horas, distribuídos entre os meses de agosto a novembro de 2019. “Os módulos foram pensados e planejados de maneira integrada, tendo como fio condutor o proceder científico no cotidiano escolar”.

Módulos

O primeiro módulo aborda o conhecimento científico e o conhecimento cotidiano; o segundo faz uma leitura cientifica e a conexão com o cotidiano; o terceiro tem como tema as teorias e práticas no processo de planejamento, elaboração e execução de projeto científico. Já o quarto módulo enfoca a ciência produzida e a ciência ensinada e o último destaca as formas de abordagem da ciência na escola.

Rita de Cássia Ferreira destaca que o curso de capacitação é um pontapé inicial na formação continuada dos professores de Goiás. “Existia uma lacuna nessa área, que agora deixará de existir porque o Centro de Formação vai identificar as necessidades e criar mecanismos de formação com foco no desenvolvimento da educação de qualidade”.