Conheça estudantes do Ensino Médio de Santa Catarina que se destacaram na Redação do Enem

Santa Catarina

18.02.2022

Depois de três anos de dedicação intensa, a estudante Ana Júlia Gluch Silva, da EEM Almirante Lamego, em Laguna, pode celebrar a aprovação no curso de Odontologia no Centro Universitário Univinte (Fucap). Ela alcançou 960 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O tema da redação do exame em 2021 foi "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". Os participantes precisaram escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação.

Quando leu o tema Ana Júlia sentiu um pouco de ansiedade, mas conseguiu superar: “Eu li e escrevi tantas redações ao longo do Ensino Médio que, mesmo que não tenha tido contato anterior com o tema, quando precisei, eu sabia o que escrever pois tinha vocabulário e sabia que precisava citar referências de direitos humanos”.

Ainda no 1º ano do Ensino Médio ela separava uma tarde por semana para ler as redações nota mil. “Eu lia e escrevia uma redação por semana. Durante o ano foram cerca de 40 redações”. Na visão dela, é essencial ler redações de edições anteriores e notícias da atualidade para ficar por dentro dos assuntos, pois o Enem sempre escolhe temas sociais e atuais para a dissertação.

Leitura e análise de redações nota mil

A bagagem de leitura também ajudou o jovem Arthur Carrer Medeiros na hora de escrever a redação. Ele se formou na EEB Toneza Cascaes, em Orleans e tirou 940 pontos na redação.

Ele destaca que a professora de português e redação da escola o ajudou muito, mas que ia além: “Analisei as redações nota mil, via vídeos de redação todo dia e uma vez por mês eu escrevia uma redação, mas toda semana eu ia descontruindo a redação que já tinha escrito para ver o que podia melhorar”.

2021 foi um ano de muitos estudos para o aluno, pois além dos estudos, ele atuou como Jovem Aprendiz em uma indústria de plásticos: “Precisei me esforçar muito, mas, consegui manter o foco e a dedicação e fui aprovado para o curso de Sistemas de Informação na Unibave”.

Agenda intensa de estudos

Outra aluna que também tirou 940 pontos na redação foi Maria Eduarda Brunetto, da EEB João Roberto Moreira, do município de São Domingos, no Oeste do Estado. Com a nota do Enem ela foi aprovada em Farmácia, na Unoesc de Xanxerê, mas ainda aguarda o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni).

“Sempre estudei em escola pública e fui incentivada pelos professores a estudar para além da sala de aula. Esse foi o diferencial”, pontua ela.

Com o distanciamento social pela pandemia ela criou uma agenda de estudos para poder suprir a falta de interação com os professores e passou a estudar ainda mais intensamente. Nesse período ela treinou diversas redações, mas considera o tema do último ENEM muito diferente do que já havia escrito: “Apesar de ter sido desafiador, os textos de apoio de certa forma me deram um norte. As ideias foram surgindo e eu consegui expor tudo que pensava a respeito, lembrando da estrutura da dissertação”.

Ela está feliz com o resultado: “Me sinto orgulhosa do meu próprio esforço e de não ter desistido, pois foram vários meses de preparação, medos, incertezas e ansiedade. Os professores da escola João Roberto Moreira estiveram sempre apoiando e incentivando a buscarmos mais aprendizados, principalmente para além do tempo das aulas, e foi isso que eu fiz”, finaliza.

Entenda a avaliação

As redações do Enem são avaliadas de acordo com cinco competências. A nota pode chegar a 1000 pontos, mas há critérios que conferem nota zero, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.