Conheça ações de Escolas na 4ª edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional

Santa Catarina

29.04.2022

A rede estadual de ensino tem 32 escolas que estão participando de ações da 4ª edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A iniciativa busca incentivar o debate e a prática de ações de EAN no ambiente escolar e dar visibilidade àquelas já desenvolvidas nas escolas públicas de educação infantil e do ensino fundamental, para promover uma alimentação adequada e saudável e de prevenir a obesidade.

A jornada é composta por quatro etapas, com os seguintes temas: “Caminho percorrido pelo alimento: do campo à mesa da escola”;

“Promoção da alimentação adequada e saudável: professores (as) em ação!”;

“Escolhas saudáveis para além da escola: o que aprendemos com o PNAE?”; e

“Resgate de tradições alimentares da família”.

Conheça abaixo algumas das ações de destaque.

Palestra com agricultor em Rio do Sul

Na EEF Luis Ledra, de Rio do Sul, os estudantes do 5º ano ouviram uma palestra com um agricultor local, o senhor Nelson Fronza, avô de um aluno. Ele cultivou arroz a sua vida toda e aos 81 anos está aposentado, mas continua plantando outras culturas, como batata doce, aipim e hortaliças. Nelson conversou com os alunos sobre sua rotina de trabalho, tempo de cultivo dos alimentos (que não é o mesmo para todos), tipos de cultivo (sementes, mudas), formas de armazenamento, ensacamento e transporte do alimento colhido e venda dos produtos.

A nutricionista da Coordenadoria de Rio do Sul, Angélica Lopes Fachinello, destaca que, além da palestra, os alunos assistiram ao filme proposto pela jornada, intitulado “O caminho dos alimentos” e foram convidados a fazer desenhos no caderno para fixar o conteúdo.

Ações em escolas da Grande Florianópolis

A EEB Edith Gama Ramos, de Florianópolis, pretende implantar o projeto de horta pedagógica com a participação dos educandos do 5º ano do Ensino Fundamental. Nesta quinta-feira, 28, fizeram uma visita a uma verdureira.

A gestora da unidade, Marcia Zanon Benetti, descreve que a visita foi surpreendente para os alunos: “No hortifruti eles sentiram as texturas e os cheiros muitas frutas e verduras que não conheciam. Por exemplo, alguns nunca tinham comido tomate-cereja e agora, vão plantar e colher aqui na escola, pois pegamos mudinhas para a nossa horta”.

O próximo passo é estudar sobre os vegetais que compõem o cardápio da alimentação escolar, além de fazer o reaproveitamento de resíduos orgânicos (cascas e talos) como adubo para a horta da unidade. Na visão dela, o projeto trabalha, além dos conteúdos formais, a educação para a vida, com a adoção de hábitos saudáveis envolvendo a relação com a natureza e com os alimentos. “Acreditamos que essa educação mais ativa tem excelente resultados a curto, médio e longo prazo”, destaca a gestora.

Para o professor regente do 5º ano, Alan da Silva dos Anjos, a má alimentação é um dos grandes problemas do século. “Desenvolver um projeto holístico e interdisciplinar nessa temática com os alunos vai repercutir em práticas mais saudáveis e responsáveis”.

Na EEB Profª Marcília de Oliveira, de São José, três turmas do 3º ano do Ensino Fundamental estão participando da jornada. Para trabalhar o tema da primeira etapa os alunos visitaram feiras de rua no bairro para fazer entrevistas com os feirantes.

Na área da Coordenadoria Regional da Grande Florianópolis, além das duas escolas mencionadas, participam também da ação a EEB Hilda Teodoro Vieira, na Trindade e a EEB Irineu Bornhausen, no Estreito.

Jogo de tabuleiro gigante em Ibirama

Na EEB Eliseu Guilherme, em Ibirama, a professora Patrícia, de Educação Física, se uniu à nutricionista da Coordenadoria Regional, Karoline Fontana Simon, e juntas desenvolveram uma dinâmica diferente com as turmas do 6° ano. A atividade consistiu em um jogo de tabuleiro gigante montado no ginásio da escola, que abordava desde a produção até o consumo dos alimentos que são servidos no refeitório da escola.

O jogo descrevia toda a cadeia dos alimentos, desde a produção até o consumo. Cada turma foi dividida em quatro grupos de alunos e os vencedores ganharam como prêmio uma fruta. De acordo com a nutricionista, a ideia surgiu da necessidade de trabalhar a educação alimentar e nutricional de forma mais dinâmica com os alunos. “A competição fez com que os alunos tivessem mais interesse e participassem da dinâmica”.

Saiba mais

O FNDE é quem financia o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Ele dispõe sobre como deve ocorrer o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica em todo país. A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é um dos itens preconizados. Assim, o FNDE oferece a Jornada que acontece anualmente, com o intuito de promover no âmbito escolar práticas que incentivem e promovam a autonomia e o autocuidado dos educandos para que realizem escolhas alimentares mais saudáveis. As unidades de ensino que aderiram à jornada esse ano fizeram a inscrição no site do FNDE entre fevereiro e março, desenvolvem atividades dentro dos temas estabelecidos na jornada e, na conclusão, são certificadas.

Para fomentar essa ideia lançada pelo FNDE, a Gerência de Alimentação Escolar da Secretaria de Estado da Educação (GEALI/SED), vem estimulando a participação ativa das ações nas unidades de ensino que se inscreveram, com apoio das nutricionistas das Coordenadorias Regionais de Educação.