Santa Catarina
19.04.2022Nesta segunda-feira, 18, celebra-se o Dia Nacional do Livro Infantil e no dia 23 o Dia Mundial do Livro, duas datas que costumam ser marcadas nas escolas com diversas atividades e projetos de leitura. Ao longo desta semana, a Secretaria de Estado da Educação (SED) preparou matérias especiais sobre o tema, destacando diversas ações de sucesso realizadas nas unidades da rede estadual.
Na EEB Prof. Maria do Carmo de Souza, em Palhoça, uma atividade com o livro “Extraordinário”, da escritora Raquel J.Palácio, chamou a atenção dos 60 alunos que integram as turmas do 5º ano. Inicialmente, a leitura teve o intuito de prestigiar a reabertura da biblioteca após a pandemia, momento muito aguardado pelos alunos.
De acordo com a professora regente Suellen Monguilhott, a turma se mostrou entusiasmada em poder pegar este livro na biblioteca: “Os alunos disseram que era um “livro dos grandes”, e ficaram ainda mais maravilhados depois que falei da importância da obra e a repercussão que existe em torno dela”. A atividade transcendeu a sala de aula e chegou até a casa dos estudantes. “Tivemos devolutiva por parte das famílias sobre a empolgação e os diálogos que os alunos abordavam em suas casas. Também cresceu a vontade de ler por mais tempo, não só em pequenos intervalos das aulas”.
Além disso, ao longo das aulas, a professora fez relações com o bullying, situações de conflitos e tipos de atitudes que podem ofender e magoar as outras crianças da escola. “A leitura do livro tem nos proporcionado reflexões e momentos de discussões, situações que enriquecem nossos momentos de estudos e nosso crescimento emocional e social”, destaca.
Na última semana, a leitura do livro foi finalizada e a professora pediu uma atividade escrita para as turmas. A estudante Emilly Mendes Horr descreveu um breve resumo da obra e ainda comentou: “Esse livro diz que todos somos diferentes, mas devemos ser tratados como iguais”.
Parada da leitura inclusiva
A EEB Padre Jacob Neibel, de Braço do Norte, no Sul do Estado, realiza semanalmente o projeto interdisciplinar “Parada da leitura”, que envolve não apenas os alunos, mas todas as faixas etárias da escola, incluindo docentes, funcionários e equipe gestora.
O projeto acontece semanalmente em dias alternados, contando com uma parada cronometrada de 20 minutos, sempre na primeira aula de cada turno. Os alunos das Séries Iniciais são acompanhados por seus professores regentes, que selecionam e direcionam a leitura ou contação de histórias. Já os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio têm suas leituras direcionadas pelo professor de Língua Portuguesa.
A gestora Maria de Loudes Bloemer explica que viu a necessidade de tornar a atividade semanal, pois a prática muitas vezes limitava-se às aulas de Língua Portuguesa. “Entendemos que as demais disciplinas também utilizam a leitura nas mais diversas abordagens durante as aulas. Dessa forma, compreendendo que a leitura é muito mais abrangente, motivamos e instigamos nossos alunos a ler diversos gêneros e textos”.
Entre as obras selecionadas e lidas ao longo deste ano letivo estão As aventuras de Beto e Fê, O sítio no descobrimento, O mistério do Cofrinho Vermelho, Dom Casmurro, Crônicas de Lygia Fagundes Telles, entre outras.
A estudante Kassiany Boeing, da 1ª série do Ensino Médio, destaca que o projeto despertou sua paixão pela leitura: “Eu sou uma prova viva disso e admiro a iniciativa, pois a leitura é algo que utilizamos pelo resto de nossas vidas em nosso dia a dia. Ela testa nossa atenção e interpretação, além de trazer o conhecimento”.
Mágica da leitura
O projeto de leitura da biblioteca da EEB Professora Alda Hülse, em Tubarão, já acontece há alguns anos e, além de fazer com o que o aluno tenha prazer em ler, pretende que ele consiga transmitir aos outros o que leu. Para atender todas as turmas, tanto na biblioteca quanto na Sala do Conto, é feito um cronograma semanal para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e um cronograma mensal para os Anos Finais, juntamente com os professores regentes e de Língua Portuguesa.
Responsável pelo espaço, a professora Eliene Mazzuco Perito explica que cada turma vai até a biblioteca no dia agendado e, com o auxílio dela, faz a escolha do livro, que já está classificado por faixa etária: “As atividades de leitura são mediadas pelas professoras e têm como objetivo permitir que o aluno desenvolva o prazer em ler, possa enriquecer seu vocabulário, seu raciocínio e melhorar a interpretação”.
Ao longo do ano a professora faz ainda projetos sobre datas comemorativas com o objetivo de incentivar o interesse e gosto pela leitura. Para o Dia Nacional do Livro Infantil, ela preparou um projeto de leitura das obras de Monteiro Lobato, com a criação de um mural e contação de histórias com a personagem Emília, para que os alunos tenham mais contato com as obras clássicas da literatura brasileira.