Conheça a atuação dos bibliotecários, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas da Rede Estadual.

Santa Catarina

21.03.2022

Desde o início do ano letivo, uma equipe de bibliotecários, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas está atuando na rede estadual. São 244 profissionais admitidos em caráter temporário que já estão trabalhando no órgão central da Secretaria de Estado da Educação (SED) e nas 36 Coordenadorias Regionais de Educação.

Os 64 psicólogos e 64 assistentes sociais da rede estão vinculados à gerência de Modalidades e Diversidades Curriculares da SED e desenvolvem ações de prevenção às violências na escola, bem como a promoção de uma educação para os direitos humanos. O trabalho possui como base a Política Estadual de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às violências na escola, que foi publicada em 2011.

Na visão da diretora de Ensino da SED, Maria Tereza Hermes Cobra, os novos profissionais trazem avanços à perspectiva do atendimento às violências, visando uma convivência ética e pacífica entre os educadores, estudantes, famílias e comunidades de entorno: “Esses profissionais trarão múltiplos olhares e novas perspectivas sobre a realidade da nossa educação, promovendo a escola como lugar de respeito, da pluralidade de pensamentos, expressão e diálogo”.

A equipe multidisciplinar da CRE de Curitibanos já realizou uma capacitação para todos os gestores e demais profissionais envolvidos na gestão escolar, como afirma a psicóloga que atua na região, Helena Maria Almeida Alves. “Esse encontro foi muito produtivo, pois pudemos conhecer um pouco mais a realidade de cada escola. Inclusive tivemos participação de alguns alunos, o que nos deixou muito contentes por perceber o entusiasmo e a vontade de auxiliar com o projeto do Núcleo de Educação e Prevenção às Violências na Escola (NEPRE), ao qual estamos vinculados”.

Ela destaca que se sente feliz em poder participar da efetivação da Política Estadual de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às violências na escola: “Tenho certeza de que as políticas públicas de educação têm o poder de transformar vidas”, pontua Helena. Neste momento ela e a equipe também atuam visitando órgãos que integram a rede de apoio de atendimento de cada município, para manter contato e realizar encaminhamentos necessários.

Uma ação semelhante é realizada pela assistente social da CRE Itajaí, Cecília Colembergue da Cunha. Ela relata que já realizou contatos com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), com o Conselho Tutelar e familiares, para garantir o direito dos estudantes de estarem em ambiente escolar: “Em decorrência de atos de violência, fizemos visitas em duas escolas, assessorando nos encaminhamentos e no fortalecimento dos serviços que compõe a rede de apoio com outras instituições”, salienta. Ao longo dos últimos dias, ela e a equipe multidisciplinar já organizaram um encontro com os coordenadores do NEPRE das escolas para estruturação de um Plano de Ação. “Minha expectativa é que possamos fortalecer os Núcleos Escolares para ampliar as ações e minimizar as violências e ocorrências que prejudicam a formação do indivíduo”. Ela descreve essa experiência como exitosa: “Sinto que posso colaborar para a formação das crianças e jovens, ampliando os horizontes e as escolhas para a vida em sociedade”, pontua.

A contratação de Psicólogos e Assistentes Sociais busca atender às Metas 2 e 3 do Plano Nacional de Educação e do Plano Estadual de Educação de Santa Catarina. A novidade deve contribuir de forma significativa para aprimorar o desempenho dos alunos, proporcionando um ambiente escolar saudável para estudantes, professores e funcionários.

Além da integração com os coordenadores do Nepre nas escolas e nas CREs, os psicólogos e assistentes sociais trabalharão em sintonia com os orientadores educacionais das 1.056 unidades escolares da rede estadual.

Qualidade na alimentação escolar

Os 57 nutricionistas recém-contratados estão vinculados à Gerência de Alimentação Escolar da SED.

Kharla Medeiros, nutricionista da Coordenadoria Regional de Educação da Grande Florianópolis, é uma das quatro novas profissionais da nova equipe que está atuando na área de alimentação escolar da regional, que atende 112 escolas. Elas já organizaram um cronograma de visitas às escolas para o acompanhamento e fiscalização da alimentação escolar.

Neste pouco mais de um mês de atuação, Kharla já realizou duas palestras para falar sobre Escolhas Alimentares Saudáveis, uma na EEB Edith Gama Ramos, em Florianópolis, e na EEB Professor Laércio Caldeira de Andrade, em São José. Na primeira escola, o convite foi feito pela própria gestora da escola, após verificar a frequente a presença de alimentos industrializados na lancheira trazida de casa por alguns alunos. Participaram da reunião no ginásio da escola mais de 100 pessoas, entre pais, estudantes e professores.

“Abordei a importância das escolhas alimentares na hora de fazer uma lancheira saudável”, destaca Kharla, que aproveitou para socializar informações de sua pesquisa de doutorado, que está em curso Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina.

Diagnóstico das bibliotecas escolares

A equipe de 59 bibliotecários da rede estadual está vinculada à assessoria da Diretoria de Ensino da SED e atua na formulação de um plano para profissionalizar o trabalho nas bibliotecas, salas de leitura e acervos constituídos nas 1.056 unidades escolares da rede. Marchelly Pereira Porto é uma das quatro bibliotecárias da Regional da Grande Florianópolis e atende as escolas das 13 cidades da região.

As ações iniciais da equipe na CRE estão voltadas à realização do mapeamento e diagnóstico das bibliotecas e salas de leitura das unidades, por meio de questionários e visitas. “Com esse mapeamento teremos noção das necessidades e potencialidades de cada unidade, não só na questão física do espaço e acervo como também dos serviços e projetos realizados. Sabemos que existem iniciativas realizadas com excelência nas escolas. Conhecê-las e divulgá-las será proveitoso para a disseminação dessas práticas”. Em paralelo, o grupo está desenvolvendo políticas de organização e gestão do acervo com a criação de um Plano Básico para as Bibliotecas Escolares.

Ela e a equipe já realizaram também visita à EEB Profª Maria do Carmo Lopes, em São José, que estava em reforma. Assim, o grupo aproveitou para fazer direcionamentos quanto à organização do acervo.

Conheça o Núcleo de Educação e Prevenção às Violências na Escola (Nepre)

Visando gerar discussões acerca do uso e abuso de substâncias psicoativas, educação sexual e as violências, na ótica da educação e prevenção, o NEPRE foi fundado entre as décadas de 1980 e 1990, sendo estruturado na SED, nas coordenadorias regionais e nas Escolas da Rede Pública Estadual. Em 2011, institui-se enquanto Política Estadual de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às violências na escola, atuando de forma integrada e intersetorial em parceria com setores da saúde, justiça, segurança pública, assistência social, conselhos tutelares, Ministério Público e demais parceiros.

Nesse sentido, o NEPRE participa de discussões sobre ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), educação sexual, uso e abuso de substâncias psicoativas, Cultura da Paz, Alimentação Saudável, Práticas Corporais, Programa Saúde nas Escolas (PSE), Estudo do ECA na escola, Combate ao Bullying, entre outras.