Congresso de Educação em Rede reúne profissionais dos 16 municípios em debates sobre qualidade do ensino no Amapá

Amapá

09.02.2024

Profissionais da educação dos 16 municípios do Amapá se reuniram na terça-feira, 6, para participar do "Congresso de Educação em Rede: unindo os quatro cantos do Amapá", promovido pelo Governo do Estado. O evento marca uma série de encontros e capacitações voltadas para a qualidade do ensino com objetivo de alinhar a volta às aulas em 2024.

As atividades seguem até 1ª de março, buscando descentralizar as capacitações, levando o encontro aos 16 municípios do estado com preparação e qualificação para o retorno de mais de 100 mil estudantes às salas de aula no próximo dia 15 de fevereiro.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI

Coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), a programação traz uma agenda repleta de palestras, workshops e mesas redondas. A proposta é estabelecer um espaço de troca de experiências e de construção coletiva de soluções para os desafios enfrentados pela educação no Amapá. 

"Esse evento tem o objetivo de desnudar para esses profissionais a real situação da educação e mostrar que eles são parte fundamental para as mudanças que estamos propondo”, explicou a secretária adjunta da Educação, Antonia Andrade.

Além do retorno às aulas, professores, gestores e pedagogos debateram outros temas, como os índices educacionais do estado e as estratégias a serem implementadas ao longo do ano para fortalecer o ensino.

Para a professora da comunidade de Primeiro do Cassiporé, em Oiapoque, Andrea Cristina Borges, o evento trouxe reflexões e uma oportunidade de ampliar o olhar sobre os desafios enfrentados em sala de aula.

"É muito enriquecedor esse tipo de encontro porque nos proporciona uma visão geral do nosso trabalho e propõe métodos para melhorar os índices educacionais com apoio direto da Secretaria de Educação”, pontua a professora.

A abertura do Congresso contou com a participação do promotor de Justiça, Iaci Pelaes, da Promotoria da Educação. Ele destacou o esforço do Estado em estabelecer avanços no sistema educacional público. 

"Estamos aqui justamente para ver as propostas de inovação para a educação da rede pública do Amapá, as novidades que chegarão às salas de aula", reforçou Pelaes.

A expectativa é que as discussões e reflexões proporcionadas no evento contribuam significativamente para o aprimoramento do sistema educacional e, consequentemente, para o desenvolvimento dos estudantes amapaenses.

Próximos passos

O encontro segue nos próximos dias, com polos nos municípios e o arquipélago do Bailique, na zona rural de Macapá. As atividades acontecem simultaneamente nas cidades a partir desta quarta-feira, 7, em polos estabelecidos na programação.

Ainda serão realizados encontros pedagógicos e formações sobre gestão escolar. As atividades seguem até 1º de março.