Mentes em Movimento é realizado na Escola Estadual Aracy Eudociak

Mato Grosso do Sul

24.11.2022


Nos dias 9 a 11 de novembro ocorreu na Escola Estadual Aracy Eudociak, situada no bairro Tijuca II, em Campo Grande, o primeiro Congresso Brasilidades: Mentes em Movimento.

O Projeto nasceu em 2015, como instrumento de combate a evasão escolar. Após o primeiro ano foi mudando de formato, mas alguns dos seus objetivos foram preservados, pois ainda hoje, mesmo contemplando a realidade da escola de tempo integral, pautando - se na promoção do desenvolvimento intelectual, social e no protagonismo de toda a comunidade escolar, podemos encontrar desde a sua primeira versão o protagonismo do corpo discente como centro das discussões. 

Verifica-se desde as abordagens anteriores, temas relevantes que partem da realidade do corpo discente. São eles: 2015 - Mato Grosso do Sul e Mato Grosso; 2016 - Regiões Brasileiras; 2017 - Países diversos; 2018 - Países africanos que falam língua portuguesa; 2019 - Pesquisa científica para apresentação na feira do conhecimento; 2022 – Primeiro Congresso da Escola Estadual Aracy Eudociak: Mentes em Movimento.

Nesses três dias de congresso, no formato atual, a escola recebeu professores, médicos, juízes, escritores, poetas, representantes de várias universidades e secretarias, proporcionou aos alunos momentos de aprendizagens diversas e também de acesso à cultura e diversão.

Nos dois últimos dias os estudantes também apresentaram seus trabalhos por meio de banners e ao final, as melhores apresentações foram premiadas com medalhas. O encerramento contou com uma manifestação de Capoeira e houve também apresentação de dança no estilo hip-hop elaborada pelos estudantes da escola.

Os estudantes criaram uma página no Instagram para divulgar toda a programação.

Confira:  https://instagram.com/congressobrasilidades_?igshid=N2ZiY2E3YmU=

Adersino Junior, SED