Confira o resultado final da seleção de projetos de pesquisa do Programa ICEB

Minas Gerais

03.05.2023

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) publicou, nesta quarta-feira (3/5), o resultado final da seleção de projetos de pesquisa do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB). A seleção foi feita de acordo com o edital SEE N° 04/2023, após a análise de todos os recursos. Ao todo, foram selecionados 400 projetos, dentre os 814 inscritos. Para conferir o resultado final da seleção de projetos do Programa ICEB 2023, clique aqui.

As atividades do Programa ICEB vão iniciar nas escolas já na próxima segunda-feira (8/5) e irão impactar cerca de 4.800 estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. Os professores orientadores dos Núcleos de Pesquisa serão chamados para reuniões com o Núcleo Gestor do programa para alinhar as ações. As datas e horários dos encontros virtuais serão informados por e-mail. 

Os projetos foram selecionados abrangem as quatro áreas de conhecimento, sendo: 127 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 164 de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; 80 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e 29 de Matemática e suas Tecnologias. O total de vagas foi distribuído entre as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de maneira proporcional à quantidade de escolas que ofertam os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio. O Núcleo Gestor do ICEB recebeu cerca de 180 recursos, o que ocasionou no adiamento na divulgação do resultado final. 

A partir de junho, os professores orientadores dos Núcleos de Pesquisa participarão do curso “Bases Teóricas e Práticas para a Pesquisa Científica na Educação Básica”, por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais. 

Tutores

Os professores tutores selecionados, por meio do edital SEE N° 06/2023, serão convocados nos próximos dias para o início das atividades. Conforme edital, serão convocados 100 profissionais para atuarem como Tutores dos projetos no Programa ICEB. Serão 32 tutores para projetos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 41 para os de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; 20 para Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e 7 para Matemática e suas Tecnologias.