Sergipe
07.12.2021O Fórum Estadual de Educação de Sergipe (FEE/SE) iniciou na manhã desta segunda-feira, 6, às 8h30, no auditório da Faculdade Pio Décimo, as Conferências Intermunicipais de Educação de forma presencial com o público correspondente aos representantes de Aracaju e dos municípios da Grande Aracaju, circunscritos à Diretoria Regional de Educação 8. O objetivo é promover discussões pautadas nos eixos e sub-eixos da IV Conferência Nacional de Educação (Conae 2022), tendo como tema central "Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o futuro da educação brasileira".
As Conferências Intermunicipais de Educação conectam representantes de professores, gestores, estudantes, pais de alunos, entidades representativas dos setores e segmentos da educação, Ministério Público, Câmara de Vereadores, entre outros, e também acontecem com o público que representa os municípios que compõem as DREs 1, 2 e 3, na Faculdade Ages, em Lagarto. Já os representantes dos municípios que integram as DREs 4, 5, 6, 7 e 9 estarão reunidos no Centro Estadual de Educação Profissional Berila Alves de Almeida, em Nossa Senhora das Dores.
Para o superintendente executivo da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), José Ricardo de Santana, realizar as conferências intermunicipais é resultado de um esforço concentrado advindo do trabalho de gestores, professores e estudantes e outros agentes educacionais. “Estamos vivendo um momento bastante desafiador, e na Seduc discutimos o movimento das conferências já há algum tempo. O grande desafio talvez seja o de equacionar um pouco melhor o acesso. Estamos muito empenhados na permanência do aluno na escola, e com o novo Fundeb, na situação da qualidade do aprendizado. Então, é necessário discutir uma série de componentes com o olhar voltado para a inclusão”, disse, referindo-se ao tema da Conae 2022.
De acordo com a coordenadora do FEE/SE, professora Jociela Barboza Morais, o processo de elaboração do documento de referência irá subsidiar os Planos Estadual e Municipais de Educação 2024-2034, e por essa razão, diversas entidades da organização civil, órgãos públicos e outros segmentos se reúnem para contribuir na construção. “Todo esse grupo mobilizou as representações que compõem o Fórum para que este momento acontecesse. Precisamos ouvir a todos e elaborar um documento que realmente tenha a cara da educação sergipana. Tem sido uma honra para mim estar aqui e ver essa mobilização, pois no município em que não havia Fórum, o Conselho entrou, e onde não havia Conselho, o gestor municipal de Educação garantiu a participação nesse momento histórico”, disse.
Rodrigo Mota, representante do segmento dos estudantes de Ensino Superior do município de Nossa Senhora do Socorro, explica que o espaço do Conae é democrático porque reúne pessoas de diversos outros segmentos, como entidades LGBTQI, movimento de mulheres, de pessoas com deficiência, estudantes secundaristas etc. “O espaço é muito importante porque o documento-referência não está pronto, e essas conferências municipais, intermunicipais e estaduais existem para a construção desse documento, e então enviar para a nacional que acontecerá em novembro de 2022. O nosso Plano Estadual de Educação está em vigência até 2024, mas temos que encaminhar o novo documento para o próximo decênio”, relatou.
A diretora do Colégio Estadual 24 de Outubro, localizado no bairro 18 do Forte, em Aracaju, Ivone de Moraes, também esteve presente à Conferência Intermunicipal para contribuir na elaboração do documento. Para ela, que vive a rotina escolar de perto, participar é fundamental. “Existe uma participação de todos os segmentos na discussão do documento-referência que terá validade até 2034. Ele vai servir como guia para todos na educação sergipana. Para mim como gestora, está sendo de suma importância porque nós estamos conhecendo e presenciando o estudo do documento de forma coletiva”, concluiu.
Na ocasião, o público debateu os eixos e sub-eixos O PNE 2024 – 2034: Avaliação das diretrizes e metas; Evolução das Políticas Educacionais de 2018 a 2022; O Plano Nacional de Educação 2014-2024; O Plano Nacional de Educação 2024-2034; O Plano Nacional de Educação 2024-2034 e a Inclusão; O Plano Nacional de Educação 2024-2034 e a Equidade; O Plano Nacional de Educação 2024-2034 e a Qualidade; O Plano Nacional de Educação e a gestão democrática da escola pública; O Plano Nacional de Educação e os limites e necessidades impostos por crises que impactem a escola; O Plano Nacional de Educação e o desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica.