Conferência Regional de Educação do Vale do Mamanguape acontece nesta sexta-feira com municípios da 14ª Gerência Regional de Ensino

Paraíba

20.10.2023

A Conferência Regional de Educação do Vale do Mamanguape aconteceu na sexta-feira (20), na cidade de Mamanguape, e contou com a participação de representantes da 14ª Gerência Regional de Ensino (GRE) e com os secretários municipais e representações escolares das 12 cidades que compõem a 14ª GRE. O objetivo da Conferência é viabilizar a participação representativa dos segmentos educacionais e setores da sociedade civil no debate, nas discussões propositivas, na construção e elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE), decênio 2024- 2034, que incluirá o diagnóstico, as diretrizes, as metas e as estratégias para o próximo decênio. 

A Secretária Executiva de Gestão Pedagógica da SEE-PB, Elizabete Araújo, esteve presente na Conferência e comentou sobre a importância de integrar Estado e municípios para a construção de um PNE mais inclusivo e eficiente.

“É muito importante que realizemos essas ações para elaboração do novo PNE. É hora de avaliar os resultados que todo o país coletou nos últimos dez anos. De lá para cá, tivemos muitas conquistas, mas também muitos desafios. Por isso, estamos aqui na região contribuindo com a Conferência Regional, com todos os municípios e com a sociedade, para contribuir com essa discussão. Trabalhamos para que a população tenha compreensão dos desafios na construção dessas propostas. Vivemos um momento histórico em que o Ministério da Educação volta a fomentar, de maneira democrática, a cidadania, colocando a população inteira para discutir o novo PNE. Futuramente teremos conferências como esta em todo o Estado e a Secretaria está aqui para contribuir com este desafio”, concluiu.

A programação da Conferência contou com apresentações culturais, palestras, rodas de discussão e debates sobre as prioridades para a Educação da Paraíba. Gemerson Farias, gerente da 14ª GRE, um dos órgãos responsáveis pela organização do evento, explicou sobre a programação de atividades da Conferência.

“O objetivo da conferência é ver o que foi executado nos últimos anos e fazer uma avaliação. Fomos contatados pelos secretários municipais das cidades que compõem a nossa Gerência Regional, eles nos relataram a realidade de cada um e a dificuldade de se reunir a nível municipal. Por isso, estamos aqui, enquanto Estado para realizar essa conferência. Hoje nós falamos sobre o Estatuto da Conferência, teremos oficinas onde trabalharemos com diversos eixos, como a sustentabilidade, a inclusão, equidade, preparação dos estudantes do Fundamental ao Superior, dentre outros temas muito relevantes”, explicou o Gerente Regional.