Roraima
22.03.2022O Concurso Público específico e diferenciado para professores indígenas promovido pelo Governo de Roraima ocorreu no último domingo, 20, e registrou um número baixo de abstenção. Dos 2.707 candidatos inscritos, 311 não compareceram para fazer as provas, o que corresponde a 11,49% do total de inscrições.
“Não tivemos nenhuma intercorrência grave, o certame ocorreu de forma tranquila em todas as sete escolas que foram locais de aplicação de prova na capital. É um momento de grande satisfação para o Governo do Estado e para a Secretaria de Educação, pois trabalhamos muito para a realização desse concurso específico e diferenciado para professores indígenas”, destacou Leila Perussolo, secretária de Educação e Desporto.
O Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional), banca responsável pelo certame, já disponibilizou os gabaritos preliminares das provas, que podem ser consultados no site www.idecan.org.br. O Concurso Público específico e diferenciado para professores indígenas era uma demanda muito antiga dos docentes e também das lideranças indígenas. O Governo de Roraima ofertou mil vagas imediatas com Cadastro Reserva para cargos de Nível Médio e Superior com salários variando entre R$ 3.004,80 e R$ 3.782,94, e jornada de trabalho de 30 horas semanais.
“Estamos trabalhando muito para transformar a educação escolar indígena em Roraima e a contratação de professores para o quadro efetivo é um importante passo em busca da melhoria da qualidade do ensino, além de ser um anseio de 15 anos dos docentes e lideranças indígenas”, destacou o governador Antonio Denarium.
Márcio Romualdo da Silva, professor de Geografia que atua no quadro temporário do Estado há oito anos disse que o concurso é um sonho. "Me preparei muito para o concurso e é um grande sonho para mim. Espero ter êxito", declarou o professor Márcio que atua nas escolas indígenas do município de Uiramutã, localizado há 315km da capital Boa Vista. Seguindo o cronograma do Concurso, os dias 22 e 23 de março estão reservados para interposição de recursos contra o gabarito preliminar das provas objetivas. No dia 12 de abril será divulgado o resultado do julgamento dos recursos e também o resultado das provas objetivas.
A convocação para a prova de títulos está prevista para o dia 20 de maio e o envio dos títulos, de 23 a 27 de maio. O resultado definitivo das provas de títulos será publicado no dia 20 de junho e o resultado final do Concurso Público está previsto para ser divulgado no dia 21 de junho. O cronograma completo, com todas as datas está disponível no site do Idecan.
Por Mágida Azulay Khatab
Foto: Secom