Concurso para professor indígena tem mais de 2.700 inscritos

Roraima

04.03.2022

O concurso público do Governo do Estado para contratação de professor da Carreira do Magistério da Educação Indígena registrou 2.707 inscritos. A relação preliminar já foi publicada no site do Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional), banca responsável pelo certame.

A consulta pode ser feita no endereço eletrônico idecan.org.br. O prazo para interpor recursos contra a relação preliminar encerrou no dia 4.

“É muito importante que todos os candidatos acessem as relações disponíveis e confirmem os seus dados. Caso haja alguma inconsistência, os mesmos devem se atentar ao prazo para entrar com recurso”, destacou Semaias Alexandre, presidente da Comissão do Concurso Público para Professor Indígena.

O cargo que apresentou o maior número de inscritos foi Pedagogo com atuação no Ensino Fundamental - Anos iniciais (1° ao 5° ano), com o total de 621 candidatos, seguido do cargo de Professor Nível Médio Completo, também para atuação nos anos iniciais, com 548 inscritos.

De acordo com o Edital N° 90/2021, publicado no dia 14 de dezembro no DOE (Diário Oficial do Estado), o certame compreenderá exame de habilidades e conhecimentos mediante aplicação de provas objetivas de múltipla escolha, redação e avaliação de títulos.

Provas estão marcadas para o próximo dia 20 de março

Seguindo o cronograma do Edital, no próximo dia 11 de março serão divulgados os locais de provas que acontecem no dia 20 de março, em Boa Vista.

O resultado final, após todas as fases do certame, será publicado no dia 21 de junho. O concurso terá prazo de dois anos, prorrogável por igual período. O cronograma também está disponível para consulta no site do Idecan.

O Governo de Roraima está ofertando mil vagas, sendo 300 para cargos de Magistério Nível Médio Completo, com salário inicial de R$ 3.004,80 e outras 700 vagas para cargos de Nível Superior, com salário inicial de R$ 3.782,94, ambos com jornada de trabalho de 30 horas semanais. Também estão sendo ofertadas 36 vagas para PcD (Pessoa com Deficiência).

“O Concurso Público Específico e Diferenciado para a Carreira do Magistério da Educação Indígena era uma demanda antiga, aguardado há 15 anos pelos professores indígenas. E na nossa gestão, temos a satisfação de efetivar o certame, que vai proporcionar mais qualidade para a educação indígena, pois os aprovados atuarão cientes da segurança que a função pública traz por meio do concurso. Esperamos com isso dar uma contribuição significativa para o futuro da educação indígena de Roraima”, finalizou o governador Antonio Denarium.

Por Francis Silva