Concurso Literário celebra cultura piauiense e premia estudantes da rede pública

Piaui

20.12.2024

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) premiou, nesta quinta-feira (19), os vencedores do Concurso Literário "A. Tito Filho". Realizado em parceria com a Academia Piauiense de Letras (APL) e o Conselho Estadual de Cultura, o evento marcou o centenário do escritor e educador homenageado, promovendo a produção literária entre estudantes da rede pública estadual.

A cerimônia ocorreu na sede do Conselho Estadual de Cultura, no bairro Vermelha, em Teresina. Entre os 452 alunos participantes, 15 foram premiados nas categorias poesia, conto e crônica. Os prêmios variaram de R$ 500 a R$ 3.000.


Gustavo Carvalho, estudante da Unidade Escolar Marinheiro Vieira, no povoado Cajueiro, em Patos do Piauí, foi o vencedor na categoria poesia com o texto O Sacerdote Jesuíta. “Gostaria de agradecer primeiramente a Deus por essa conquista, à minha família e a todos da minha escola, especialmente Franciana, Maria das Mercês, Teresinha e a gestão escolar, pelo apoio e incentivo. Amo a leitura, e escrever essa poesia foi um momento memorável. Agradeço ao Secretário de Educação pelo suporte dado às escolas e por acreditar em nós, alunos”, declarou.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou o impacto do concurso na formação dos jovens. “Esses 15 premiados representam diferentes Gerências Regionais de Educação, mostrando que estamos incluindo todos. Continuem lendo, escrevendo e participando de clubes de leitura. Assim, vocês se tornam cidadãos melhores. Parabéns a todos, aos professores e aos gestores escolares pelo incentivo”, afirmou.

O Presidente do Conselho Estadual de Cultura e membro da APL, Nelson Nery Costa, elogiou a qualidade dos textos apresentados. “São produções que retratam o cotidiano dos estudantes. Hoje, também entregamos a Medalha do Mérito Cultural ao Secretário Washington Bandeira, que tem investido em tempo integral, preenchendo a carga horária escolar com cultura”, comentou.

Homenagem ao Secretário

Durante a cerimônia, o Secretário Washington Bandeira recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Cultural, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na educação e cultura do estado. “Essa medalha representa o esforço do time da Seduc e a liderança do governador Rafael Fonteles. Seguiremos promovendo uma educação integral, com ações que incluem literatura, música, cinema e outras expressões culturais”, declarou.

O Concurso Literário "A. Tito Filho" reafirma o compromisso da Seduc em incentivar a leitura e a escrita, formando novos talentos e promovendo a cultura piauiense.

Premiação:


Categoria Poesia
1º lugar: Gustavo de Sousa Carvalho – Sacerdote Jesuíta (U.E. Marinheiro Vieira, 17ª GRE)
2º lugar: Andressa Sousa do Nascimento – Soneto de Felicidade (CETI São João Batista, 3ª GRE)
3º lugar: Ana Lúcia Coelho da Silva – A Vida no Campo (U.E. Professora Maria Beronísia de Sousa, 12ª GRE)
4º lugar: Murilo Brito da Silva – Cordel Quarto de Despejo (CETI Raimundo Miranda de Brito, 1ª GRE)
5º lugar: Natyele Borges Gomes – O Dom de Ensinar (CETI Fenelon Castelo Branco, 18ª GRE)

Categoria Crônica
1º lugar: João Victor Leal – O Pé de Caju (CETI Luiz Ubiraci de Carvalho, 16ª GRE)
2º lugar: Maria Eloíza dos Santos Silva – Meu Segundo Ano de Ensino Médio (CETI Luiz Ubiraci de Carvalho, 16ª GRE)
3º lugar: Ednael Efesécio de Brito – Meu Interior da Roça (CETI Luiz Ubiraci de Carvalho, 16ª GRE)
4º lugar: Elis Regina Sério Neri – A Essência do Vaqueiro (U.E. São Francisco de Assis, 17ª GRE)
5º lugar: João Eduardo Alves da Silva – Céu em Vigília (Escola Família Agrícola Montes Claros, 7ª GRE)

Categoria Conto
1º lugar: Francisco Lucas Alves Barreto – O Escândalo de Ser Mulher (CETI Beija Valente, 12ª GRE)
2º lugar: Gabriel Rodrigues do Nascimento – O Amuleto de Rathgar (CETI Alberto Leal Nunes, 6ª GRE)
3º lugar: José Vitor Bonfim Sousa – O Último Trem (U.E. São Francisco de Assis, 17ª GRE)
4º lugar: Kawany Vitória Gonçalves dos Santos – Os Ecos de um Amor Proibido (Escola Família Agrícola de Eliseu Martins, 14ª GRE)
5º lugar: João Vitor Oliveira Dias – A Metamorfose de Bento (CETI Franklin Dória, 14ª GRE).