Resultado preliminar da prova de títulos do concurso para professores indígenas será publicado no dia 13

Roraima

02.06.2022

O resultado preliminar da prova de títulos do concurso público específico e diferenciado para contratação de professores indígenas será divulgado no dia 13 de junho. São 2.707 candidatos concorrendo a uma das mil vagas ofertadas no certame promovido pelo Governo de Roraima. 

“O concurso está seguindo tranquilamente e em breve teremos novos professores para reforçar o quadro efetivo de docentes para atuação na educação escolar indígena. Estamos investindo para alcançarmos uma educação de qualidade, com professores qualificados, melhoria da infraestrutura dos prédios escolares e aquisição de novos mobiliários para as escolas”, destacou o secretário adjunto da Educação Básica da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e presidente da Comissão do Concurso Público, Semaias Alexandre Silva. 

Até o momento, os candidatos realizaram a prova objetiva escrita, prova de redação e prova de títulos. Os dias 14 e 15 de junho estão reservados para interposição de recurso contra o resultado preliminar da prova de títulos e o resultado definitivo será no dia 20 de junho. Já o resultado final do concurso público será publicado no dia 21 de junho. 

O certame está sendo coordenado pelo Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional) e todas as fases do concurso podem ser acompanhadas diretamente no site www.idecan.org.br. 

“Estamos acompanhando todas as fases do concurso, desde a aplicação das provas que ocorreram no mês de março e até aqui tudo está transcorrendo dentro da normalidade. Temos a expectativa de preencher todas as vagas imediatas ofertadas e de ter em breve os professores atuando nas escolas indígenas”, reforçou o secretário adjunto. 

Atualmente a rede estadual de ensino conta com 1.760 professores indígenas, sendo 345 do quadro efetivo e 1.415 do quadro temporário. Segundo o Censo Escolar da Educação Básica, a rede estadual de ensino possui 226 escolas indígenas e 17.279 estudantes matriculados. 

Sobre o concurso

 O concurso público específico e diferenciado para professores indígenas era uma demanda aguardada há 15 anos pelos docentes e também pelas lideranças indígenas. O Governo de Roraima ofertou mil vagas imediatas com cadastro reserva para cargos de nível médio e superior com salários variando entre R$ 3.004,80 e R$ 3.782,94, e jornada de trabalho de 30 horas semanais. 


Por Mágida Azulay Khatab

Foto: Ascom/Seed