Concurso de redação seleciona estudantes para projeto Jovem Senador

Distrito Federal

22.04.2020

Textos devem ser enviados para SEEDF até 14 de agosto

Estudantes do ensino médio das escolas públicas do Distrito Federal de até 19 anos já podem participar do concurso de redação que vai selecionar jovens para participar do projeto Jovem Senador, realizado anualmente pelo Senado Federal. Este ano, o tema da redação é “Adolescência e o despertar para o exercício da cidadania”.

Os alunos podem enviar os textos para a instituição de ensino que estuda. As escolas vão selecionar os dois melhores e enviá-los para a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), por meio das coordenações regionais de ensino, até o dia 14 de agosto. As equipes técnicas da SEEDF vão escolher as três melhores redações para representar o Distrito Federal na etapa nacional.

No Senado Federal, uma comissão julgadora vai classificar os textos de cada uma das unidades da Federação e também o primeiro, o segundo e o terceiro colocados nacionais. Os autores das 27 melhores redações — um por Estado — serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República.

Nessa experiência, a legislatura tem duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal. Não perca essa oportunidade! Saiba mais nosite do Senado Federal.

Rossana Gasparini, Ascom/SEEDF