Mato Grosso do Sul
17.07.2023A Escola Estadual Padre Mario Blandino, localizada no Conjunto Aero Rancho, em Campo Grande, com o compromisso de preparar, fornece ferramentas para o crescimento, aprendizagem e o evoluir de cada estudante, realizou o projeto: “Pensadores do Futuro”, que visa à preparação dos alunos do ensino médio na leitura e escrita de textos para a realização de avaliações externas, como o ENEM, bem como a qualificação dos estudantes na escrita de textos e na proficiência da leitura, interpretação e argumentação de diferentes temas e assuntos.
O projeto “Pensadores do Futuro”, tem como escopo escrever de acordo com o sistema ortográfico vigente; Melhorar a escrita e a leitura por intermédio de atividades motivadoras, visando enriquecer o conhecimento dos educandos; Despertar o prazer pela leitura e escrita através de diversos gêneros textuais; *Escrever de forma coesa e coerente, respeitando os direitos humanos; *Formação de cidadãos críticos e protagonistas.
Temática
No decorrer do mês de maio os estudantes das turmas do 2° e 3° do ensino médio, sob orientação da professora Aline Correia Antonini, que ministra o componente curricular de Sociologia, desenvolveram atividades de pesquisa, elaboração/produção de material para apresentação em forma de seminários com os temas:
Desigualdade social: causas, consequências e possíveis soluções; 2. Raça, etnia e discriminação: como a sociologia aborda esses temas; 3. Migração, imigração, apátridas e refugiados: impactos sociológicos e políticos; 4. Mudanças na família e suas implicações sociais; 5. Globalização e suas consequências sociológicas; 6. Tecnologia e sociedade: efeitos sociais da revolução digital; 7. Meio ambiente e sociedade: como a sociologia aborda a crise climática; 8. Saúde e desigualdade social: o papel da sociologia na promoção da saúde pública.
Política e poder: conflitos e negociações na arena política; 10. Educação e desigualdade social: perspectivas sociológicas. 11. Religião e secularização: tendências contemporâneas e suas implicações. 12. Trabalho e emprego: mudanças no mundo do trabalho e suas consequências sociais. 13. Crime e justiça: teorias sociológicas e questões contemporâneas; 14. Movimentos sociais e protestos: sociologia dos movimentos sociais e suas implicações políticas e sociais.
Questões sociais
Todas as temáticas foram sobre as complexidades da sociedade e com intuito de incentivá-los a analisar criticamente questões sociais, como desigualdade, gênero, raça e poder, utilizando uma abordagem interdisciplinar. Além disso, o seminário pode promover habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e apresentação oral, que são habilidades essenciais para o sucesso acadêmico e profissional dos estudantes.
Durante este tempo as aulas de Língua Portuguesa com a professora Christiany Faccio Neves, foram direcionadas para todas as competências da redação dissertativa argumentativa, para todas as turmas, inclusive para os primeiros anos.
A apresentação do seminário aconteceu nos padrões oficiais, com a participação dos docentes das turmas que avaliaram desde a postura, clareza, domínio, embasamento teórico, organização sequencial, recursos utilizados até a habilidade das respostas as perguntas pós apresentação.
“Em junho, realizamos a aplicação da do concurso da redação para os estudantes do ensino médio, objetivo de avaliar a capacidade de expressão escrita e o conhecimento do aluno em relação aos temas transversais trabalhados ao longo do bimestre com 2 h/a sendo momento único para todas as turmas”, menciona professora Christiany.
Produção literária
O estudante deverá produzir, com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação e na leitura dos textos motivadores, um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “ Os desafios no mercado de trabalho do Brasil contemporâneo”.
As redações serão avaliadas e julgadas por uma comissão de professores escolhidos pela organização. A decisão da comissão julgadora será considerada irrecorrível, não cabendo, por parte do participante, qualquer tipo de ação reivindicatória.
O texto produzido será avaliado de acordo com os seguintes critérios: a) Coerência; b) Argumentação; c) Coesão (ligação de ideias, substituição, paragrafação); d) Coerência (clareza, organização das ideias, progressão temática); e) Gramática do Texto (acentuação, ortografia, pontuação, concordância e Regência); f) Estética (letra legível, margens regulares, ausência de borrões e rasuras). Serão atribuídos prêmios aos 3 (três) primeiros colocados, ficando a critério da comissão o tipo de premiação.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.