Concurso Agrinho premia professores e alunos da rede de ensino do Paraná

Paraná

31.10.2023

Na manhã desta segunda-feira (30) mais de 4 mil pessoas, incluindo alunos, professores, pais e autoridades do estado, se reuniram para celebrar o encerramento da edição 2023 do Programa Agrinho. O projeto de iniciativa do Sistema FAEP/SENAR-PR, alcançou sua 28ª edição com números recordes de participação. Foram inscritos mais de 1 milhão de trabalhos, resultando em 1.956 prêmios. O evento de encerramento foi realizado no ExpoTrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

A temática escolhida para esta edição foi "Transformando o Mundo por Meio de Iniciativas" cuja escolha foi fundamentada nos princípios do ESG (acrônimo em inglês que representa os pilares de sustentabilidade ambiental, social e de governança empresarial). Juntamente com as categorias tradicionais de Pintura, Escrita, Experimentação Pedagógica, Estabelecimento Educacional Agrinho e Comunidade Agrinho, o evento englobou concursos desenvolvidos em cooperação com a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR): Redação Paraná Nota 10, Programação e Robótica, Relatório de Pesquisa - Colégio Agrícola (este último sendo uma novidade na edição de 2023).

Alunos engajados - Participaram do concurso um total de 2.831 escolas, 1.953 das quais pertencentes à rede de ensino estadual. O programa envolveu ainda 23 colégios agrícolas e 181 Apaes, ultrapassando a marca de 1 milhão de trabalhos submetidos. No total 1.956 trabalhos foram vencedores, tendo seus autores sido premiados com smartphones, tablets, chromebooks e projetores multimídia, além de três automóveis para os professores vencedores da categoria Experiência Pedagógica.

Além das premiações tradicionais, uma novidade desta edição foram os prêmios regionais para os três primeiros colocados em cada categoria do Agrinho Tradicional, além dos prêmios estaduais. Durante o evento, também foram  concedidos prêmios aos Embaixadores de Programação, reconhecendo os profissionais dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) que mais se destacaram em seu envolvimento com as escolas nesta categoria do concurso.

“Este programa é a forma de contribuirmos com a cidadania. O Programa Agrinho pode ajudar as novas gerações, transformando a nossa sociedade e o nosso país”, afirmou Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Categoria Redação Paraná Nota 10 - Com mais de 600 mil redações produzidas por alunos da rede de ensino do estado, a categoria premiou 896 estudantes e professores que, em seus trabalhos, abordaram o tema “Ações que transformam o Mundo”. 

Categoria Robótica - Voltada ao fomento do desenvolvimento de projetos de robótica, aplicados à construção de protótipos com materiais descartados/recicláveis, a categoria somou 2.610 participantes, premiando 64 projetos realizados por 256 estudantes e 64 professores da rede de ensino estadual.

Categoria Programação - Idealizada com o objetivo de incentivar e valorizar o ensino da tecnologia e da programação, o concurso  contou com 10.794 participantes da fase escolar; 1.927 da fase regional e 232 da fase estadual.A categoria premiou 122 estudantes e 122 professores da rede.

Categoria Relatório de Pesquisa - Colégio Agrícola - Voltada às práticas sustentáveis de produção de olerícolas, melhora de parâmetros agronômicos e recomposição e melhoria do solo, a categoria teve 110 projetos desenvolvidos em 22 colégios agrícolas. Participaram do concurso 550 estudantes e 70 orientadores, tendo ficado 5 projetos entre os melhores classificados.

Confira neste link a lista com os trabalhos premiados

Professores no pódio - Participantes ativos em toda a realização do projeto os professores da rede de ensino estadual foram destaque no evento. Entre eles, Josiel Barboza dos Santos, do Colégio Estadual Cívico-Militar Guimarães Rosa, de Assis Chateaubriand, ficou em 1° lugar na categoria Robótica com o trabalho “Ciência em Ação: A Robótica como Transformação”. 

Com o intuito de promover a adoção da robótica entre os alunos, o professor incentivou sua  turma a considerar a robótica como ferramenta transformadora do mundo. Os estudantes conceberam projetos inovadores, como uma cadeira de rodas motorizada e um robô coletor de resíduos, que foram efetivamente implementados durante a Feira de Ciências Robóticas da escola. Para a fabricação desses dispositivos, além do kit de robótica fornecido pelo Governo do Estado, os alunos procuraram por resíduos eletrônicos e receberam doações de equipamentos tecnológicos por parte de empresas.

Como reconhecimento pelo trabalho realizado, o docente foi premiado com um automóvel zero quilômetro.

“Programação e Robótica têm nos surpreendido por toda a qualidade nos mais variados exemplos de produtos desenvolvidos na área de tecnologia voltada à sustentabilidade. Hoje, o Paraná é referência na educação pública. No ano que vem, começaremos com 50 mil estudantes em cursos técnicos, inclusive de agronegócio, de pecuária e de agricultura. Tudo isso dentro dos nossos colégios agrícolas”, destacou o secretário de estado da educação, Roni Miranda.

Presente na cerimônia, o vice-governador Darci Piana destacou a importância da iniciativa para a preservação ambiental e agricultura no Paraná. “O Agrinho é o maior programa de sustentabilidade do nosso Estado. O trabalho tem sido incansável em prol da sustentabilidade do Paraná e mostra o que devemos fazer na educação. Meu agradecimento aos professores e alunos”, declarou.

Sobre o  Programa Agrinho - Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP, resultado da parceria entre o SENAR-PR, FAEP, o governo do Estado do Paraná, mediante as Secretarias de Estado da Educação e do Esporte, da Agricultura e do Abastecimento, da Justiça, Família e Trabalho e do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, bem como com a colaboração das Prefeituras municipais e diversas empresas e instituições públicas e privadas.

O Programa completa 26 anos de trabalhos no Paraná. Concebido em 1995, foi à campo em 1996, levando às escolas da rede pública de ensino uma proposta pedagógica baseada em visão complexa, na inter e transdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa. Anualmente, o programa envolve a participação de aproximadamente 800 mil crianças e mais de 50 mil professores da educação infantil, do ensino fundamental e da educação especial, estando presente em todos os municípios do Estado.

Criado com o objetivo de levar informações sobre saúde e segurança pessoal e ambiental, principalmente às crianças do meio rural, o Programa se consolida como instrumento eficiente na operacionalização de temáticas de relevância social da contemporaneidade dentro dos currículos escolares. Especialistas altamente qualificados, de renome nacional e internacional, de diversos grupos de pesquisa que trabalham em rede, fundamentam as informações que compõem o material didático preparado com exclusividade para o Programa. Pelo incentivo à pesquisa, defende-se uma educação crítica, criativa, que desenvolva a autonomia e a capacidade de professores e alunos assumirem-se como pesquisadores e produtores de novos conhecimentos. Desde seu início em 1996, os professores e alunos recebem com entusiasmo e dedicação as atividades do Programa Agrinho, a cada ano, esse trabalho vem se superando em qualidade e criatividade.