Concertos Didáticos leva cerca de 600 alunos da rede pública estadual ao Theatro da Paz

Pará

23.05.2022

Garantir aos alunos de escolas públicas a vivência musical em uma das principais casas de espetáculos do Brasil, é o intuito da atividade de extensão “Concertos Didáticos”, promovida pela Fundação Carlos Gomes (FCG) e o Theatro da Paz. Nesta sexta-feira (20), o projeto cultural retomou sua programação com a presença de aproximadamente 600 estudantes da rede pública estadual.

A iniciativa proporciona um momento de apreciação musical no Theatro da Paz, através da performance dos grupos artísticos da FCG, em recital dialogado com a plateia. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Ensino Fundamental (Ceinf), escolheu para a reestreia oito escolas estaduais da Região Metropolitana de Belém, são elas: Dr. Carlos Guimarães, Rui Paranatinga Barata, Clube de Mães N. Srª. Aparecida, Suboficial Edvaldo Brandão de Jesus, Moradores Cristo Rei, Rainha da Paz, Rodrigues Pinagé e Pinto Marques.

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

A estudante Lauane da Silva, conta que só conhecia o Theatro da Paz externamente e ficou encantada pela oportunidade de visitar o interior da casa de espetáculos. “Gostei muito do que vi, ele [theatro] é bem grande, bonito e está sendo uma experiência muito legal conhecer esse lugar. A apresentação dos músicos foi bem divertida, gostaria de ouvi-los mais e pretendo sim voltar outras vezes”, revela. 

Outra aluna que também conheceu o Theatro da Paz pela primeira vez foi Nicole Machado, que fez convite para que mais pessoas tenham a mesma experiência que ela. “Está sendo fantástico conhecer esse lugar lindo, saber da história dele e a apresentação musical foi muito boa. Alguns ritmos eu conheci hoje e se tiver oportunidade pretendo voltar outras vezes com minha família e amigos. Convido todos que ainda não conhecem o Theatro da Paz, que possam vir aqui, você vai conhecer várias coisas legais, vai te motivar, deixar você feliz e a experiência vale muito a pena”, enfatiza a menina. 

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Segundo a coordenadora de Pesquisa e Extensão da FCG, Thaís Araújo, a ideia é que haja pelo menos um recital por mês, até outubro, devido a pauta de apresentação da casa de espetáculos. “O projeto ‘Concertos Didáticos’ é uma atividade extensiva da Fundação Carlos Gomes, em parceria com o Theatro da Paz, que visa justamente trazer essa experiência da vivência musical neste belíssimo espaço de cultura às crianças que estudam nas escolas públicas da Região Metropolitana de Belém. Retornamos às nossas atividades hoje, teremos outro grupo de alunos no dia 06 de junho e, em breve, vamos divulgar as próximas visitas”, afirmou.

INCLUSÃO

De acordo com a professora da rede pública estadual, Raquel Aquino, essa é uma oportunidade maravilhosa que o Governo do Estado oferece às crianças que não têm esse acesso facilitado à cultura. “Seja pela distância, pela rotina de vida dos pais deles e a gente vê o quanto isso toca no coração de cada aluno. A chance de conhecer novos instrumentos, novas músicas, um lugar lindo como esse, com certeza absoluta, vai ampliar os horizontes dessas crianças, além de ser algo motivador e inspirador”.

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

A titular da Ceinf, Celeste Farias, destacou que a iniciativa busca promover a relação educação-cultura. “Tudo isso é fundamental para o processo formativo dos alunos, para que eles tenham cada vez mais acesso aos espaços culturais disponíveis em nossa cidade e o Theatro da Paz é referência nesse aspecto. A maioria das crianças que estiveram presentes aqui, aproximadamente 90% delas nunca tinha entrado nesta casa de espetáculos. Portanto, essa é uma iniciativa louvável da FCG, do Theatro da Paz, que garante a inclusão da comunidade escolar em espaços culturais desta natureza e permitindo que esses estudantes tenham uma perspectiva mais ampla, humana e criativa”, ressaltou a dirigente.

Por Vinícius Leal (SEDUC)