Conceito será trabalhado nas escolas estaduais

economia criativa

22.09.2015

Como parte do Programa de Desenvolvimento da Economia Criativa de Mato Grosso, lançado na noite de quinta-feira (17.09), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai desenvolver estratégias para formação de professores na temática, disseminação do conceito e identificação de potenciais criativos na comunidade escolar. A intenção é dar subsídios para a implantação de uma política pública para o setor e viabilizar as ações de fomento dos negócios criativos.

De acordo com o superintende de Formação da Seduc, Otair Rodrigues Filho, a capacitação dos profissionais da educação será feita por meio dos Centros de Formação e Atualização de Professores (Cefapros) espalhados pelo estado – 15 ao todo. Serão estruturadas metodologias para que os professores tratem o tema de forma interdisciplinar em sala de aula. “A economia criativa potencializa a geração de renda, mas também promove a inclusão social”, disse o superintende, destacando que o setor inclui serviços relacionados ao conhecimento e às atividades intelectuais.

A partir da formação, os professores estarão aptos a trabalhar com os estudantes os conceitos – subjetivos e em constante evolução – baseados em ativos criativos que potencializam o desenvolvimento econômico. Com isso, serão ofertadas também oficinas de economia criativa, que irão trazer para a sala de aula reflexões sobre novas possibilidades de empreendedorismo e trabalho para os alunos.

“Durante as atividades, serão discutidos temas como cultura, arte, entretenimento, economia criativa e empreendedorismo cultural”, explicou a superintendente de Educação Básica da Seduc, Márcia Cristina Carvalho, mencionando que os alunos poderão expressar suas impressões individuais e refletir sobre esses temas dentro da realidade de seu bairro. O terceiro passo será a identificação de potenciais criativos na comunidade escolar e a criação de bancos de dados.

O secretário de Estado de Educação, Permínio Pinto, participou do lançamento do programa ao lado do governador Pedro Taques e de outros secretários de Estado. Pelo menos 200 pessoas estavam presentes no evento.

O Programa

A construção do Programa de Desenvolvimento da Economia Criativa de Mato Grosso foi executada por um Grupo de Trabalho sob coordenação da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Trabalho e Assistência Social, além da cooperação do Sebrae e consultoria da empresa Barcelona Media.


VIVIANE SAGGIN
Assessoria/ Seduc-MT