Conap busca articulação com as Secretarias de Educação

22.07.2014


Membros da Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Prouni - Conap esperam maior participação das Secretarias de Educação na defesa do programa.


A Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Prouni - Conap realizou reunião ordinária nesta quinta-feira, 17, no Ministério da Educação, em Brasília. Pela primeira vez a secretária de Educação de Mato Grosso, Rosa Neide Almeida, assumiu a representação do Consed na comissão. A secretária executiva do Consed, Nilce Rosa da Costa, também esteve presente na reunião.

O presidente da CONAP, Antonio Ananias, saudou a nova represente do Consed na comissão convidando-a para colaborar na ampliação da “partilha de responsabilidade entre os secretários estaduais de educação na defesa do Prouni". 

Na oportunidade, a secretária Rosa Neide, lembrou que o Consed foi representando na Conap anteriormente pelas secretárias Lenir Rodrigues e Betânia Ramalho. A secretária destacou a importância do envolvimento dos secretários e de todo o corpo-técnico das Secretarias de Educação na “defesa dos programas de acesso à universidade para estudantes de escolas públicas”.

Durante a reunião, foi discutida a articulação para distribuição da edição 2014, da cartilha orientadora sobre o Prouni para os estudantes do ensino médio. Rosa Neide ressaltou que o Consed está pronto para mobilizar todos os secretários neste objetivo. A secretária do Mato Grosso também colocou à disposição da Conap, o Fórum de Ensino Médio (FórumEM), espaço destinado aos responsáveis pelo Ensino Médio das Secretarias Estaduais de Educação, ficando franqueado espaço para a comissão na próxima reunião do FórumEM.

A pauta da reunião contou ainda com a avaliação de todo processo seletivo do Prouni 1/2014 e diversos assuntos que compete à comissão exercer o acompanhamento e o controle social do Programa.

Participaram da reunião: Antônio Ananias Henrique da Silva, representante da União Nacional dos 

Estudantes (UNE) e presidente da CONAP; Dilvo Ristoff, representante do Ministério da Educação (MEC), Diretor de Políticas e Programas de Graduação (DIPES/SESu/MEC); Geandrei Stefanelli Germano, Coordenador-Geral de Relações Acadêmicas de Graduação (CGRAG/DIPES/SESu/MEC); David Raimundo Santos, indicado pelo MEC como representante da sociedade civil designado pela Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (EDUCAFRO); Bárbara Bahia de Holanda Melo, representante dos estudantes do ensino médio público, indicada pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES.  

A Comissão Nacional é órgão colegiado responsável por garantir que o ProUni cumpra os seus objetivos, visando ao seu aperfeiçoamento e consolidação. A próxima reunião ordinária ficou agendada para 4 de setembro, no Ministério da Educação, em Brasília.

Composição da CONAP - A Comissão é composta por representantes do corpo discente das instituições privadas de ensino superior, sendo pelo menos um deles, bolsista do ProUni (designados pela UNE); representantes dos estudantes do ensino médio público (designados pela UBES); representantes do corpo docente das instituições privadas de ensino superior (designados pela CNTE e pela CONTEE); representante das Secretarias de Educação Estaduais e do Distrito Federal, (designado pelo Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação); representantes dos dirigentes das instituições privadas de ensino superior (designados pela ABMES e pelo CRUB); além de representantes da sociedade civil, atualmente MSU e Educafro, e de representantes do MEC.