COMUNIDADES RIBEIRINHAS : Ensino Médio Modular Itinerante no Baixo Rio Branco terá início na próxima semana

Roraima

25.10.2019

Por: Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed

De forma inédita no Estado, as vilas localizadas nas comunidades ribeirinhas do Baixo Rio Branco vão contar a partir do próximo dia 28 de outubro com o Ensino Médio Modular Itinerante. A equipe da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) está na região organizando os últimos detalhes para o início das aulas.

No mês de junho deste ano o corpo técnico-pedagógico do DGE (Departamento de Gestão Escolar) acompanhado do secretário adjunto de Educação Básica Semaias Alexandre esteve na região do Baixo Rio Branco para uma visita técnica com o intuito de avaliar as possibilidades da implantação do Ensino Médio Modular Itinerante na localidade.

O projeto prevê a oferta do 1° ano do Ensino Médio por meio da EJA (Educação de Jovens e Adultos) em módulos e de forma itinerante. Com o projeto, a Seed está garantindo o direito à igualdade de oportunidades e o acesso à educação, combatendo também a exclusão social.

Após estudo técnico de viabilidade, algumas providências foram adotadas para a implementação da ação entre elas, a realização de processo seletivo específico para contratação de professores para atuar na região. Realizado pela primeira vez pela Educação do Estado, o seletivo contratou 12 professores. 

A contratação foi para jornada de trabalho de 25 horas com salário de R$ 2.317,90 e para jornada de trabalho de 30 horas com salário de R$ 3.782,94. Os professores vão passar 20 dias em cada vila atendida pelo projeto atuando em salas anexas.

As vilas atendidas são Sacaí, Canauani, Cachoeirinha e Caicubi, do município de Caracaraí e Itaquera e Remanso pertencentes ao município de Rorainópolis. As salas de aulas anexas que vão funcionar nessas vilas, pertencem a Escola Estadual José Bonifácio localizada na  Vila Santa Maria do Boiaçu.

“Estamos hoje implementando o projeto aqui no Baixo Rio Branco, trazendo os professores e apresentando eles nas vilas para o início das aulas na próxima segunda-feira. Eles ficarão 20 dias em cada vila. Quando finalizarem a carga horária da disciplina, vão se deslocar para atender a vila seguinte”, explicou Milena Souza diretora do DGE.

Ela explicou ainda que o Projeto Ensino Médio Modular Itinerante atenderá 100 estudantes no 1° ano do Ensino Médio na Etapa EJA (Educação de Jovens e Adultos) de forma itinerante.