Comunidade Khraô comemora o dia dos Povos Indígenas com rituais próprios e a presença do Governador e do Secretário da Educação

Tocantins

20.04.2023

A data de 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, é comemorada com grande movimentação na Aldeia Manoel Alves, do povo Krahô, localizada no município de Goiatins, pertencente à Diretoria Regional de Educação de Pedro Afonso. Na manhã de quarta-feira, 19, a comitiva do governador Wanderlei Barbosa, e do secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, foram recepcionadas pela comunidade.

Entre as atividades desenvolvidas, durante a comemoração, destaque para as modalidades esportivas como corrida com toras, corrida com flecha e corrida de 100 metros, divididas nas categorias: masculino, adulto e infantil, e feminino, adulto e infantil.

Durante o evento, foi realizado o ritual de batismo, próprio da cultura indígena, do governador de Estado e da Secretária dos Povos Indígenas e Tradicionais, Narubia Silva Werreria. O evento contou com apresentações culturais do povo Krahô, envolvendo cantorias e danças.

A Escola Indígena 19 de Abril, da aldeia, será reformada e ampliada para contribuir com a aprendizagem do povo Khraô. Estão em construção mais duas salas de aula e a unidade receberá também uma pintura geral do pavilhão, e receberá mobílias, sendo cinco conjuntos professor, uma prateleira e um armário. O investimento total da reforma é de R$ 80.092,65.

O professor Renato Khraô, falou das expectativas para a escola e para a comunidade. “Somos a segunda maior comunidade do povo khraô no Tocantins e é a primeira vez que nossa comunidade recebe um governador na aldeia, e é uma satisfação para nós poder celebrar e comemorar o dia dos povos indígenas dessa forma. Outro ponto que posso destacar é que nossa escola tem por objetivo preparar o aluno para ingressar na universidade, e a cada ano letivo, conseguimos colocar nossos estudantes no ensino superior. E a cada vez que a demanda aumenta, a escola é ampliada, pois queremos melhorar esse espaço para que a aprendizagem aconteça com qualidade”.

A diretora da Escola Indígena 19 de Abril, Taís Pôcuhtô Krahô Silva, comentou sobre a comemoração com a presença do governador Wanderlei Barbosa. “É um privilégio receber o governador, realizar o batismo dele na comunidade Khraô. A partir daí ele recebe um nome e passa a ser automaticamente um membro da família”, explicou a diretora.

A estudante da 2ª série do ensino médio, Genial de Crojxy Krahô demonstrou felicidade com os visitantes. “Estou me sentindo muito feliz com o momento de comemoração, e com a presença das autoridades. Elas irão conhecer um pouco da nossa cultura, que iremos apresentar durante as atividades neste dia”, pontuou a estudante.

Também compartilhou do mesmo sentimento de alegria a estudante da 1ª série do ensino médio, Mayana Tepcaprêc Krahô. “Vamos fazer uma apresentação cultural para o governador, e estamos felizes em ter uma escola com mais espaços”, comentou.

O evento foi concluído com a degustação de comidas típicas preparadas pelo povo Krahô, em que as lideranças locais e autoridades de Estado fizeram parte. Entre os pratos principais destaca-se o Paparuto, que é uma comida especial do povo khraô. A iguaria é preparada pelas mulheres, enquanto os homens podem apenas ser auxiliares na preparação.

É uma comida apreciada em datas especiais e comemorativas como em cerimônias de casamento, no nascimento dos primeiros filhos e nos términos dos resguardos, no restabelecimento de saúde de quem passou por uma doença grave e em final de luto. Nesse sentido, faz-se o Paparuto grande, para que todas as pessoas da comunidade possam comer.

O secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz, destacou a importância da cultura para os povos indígenas. “Todos os dias a cultura, os costumes, as tradições indígenas devem ser lembradas como fator de permanência e resistência do povo. A educação, em todos os espaços deve ser proporcionada a todos os povos para que consigamos uma convivência harmoniosa e solidária. O governador Wanderlei é um grande parceiro da Educação e valoriza a cultura na promoção de uma educação que respeita as diferenças”, concluiu o secretário.

Dicom Seduc/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins