Comunidade escolar de Várzea Nova protagoniza projeto de matrícula itinerante em bairros do município

Bahia

17.02.2022

A comunidade escolar do Colégio Estadual Professora Adjaci Martins Durans, no município de Várzea Nova, desenvolve o projeto “Busca Ativa - Matrícula Itinerante” com a proposta de garantir o acesso dos estudantes a escola. A ação consiste na caravana “Nenhum a menos“, que percorre os bairros, batendo de porta em porta, indicando a base de matrícula da rede estadual. A iniciativa foi definida durante a Jornada Pedagógica deste ano, com o objetivo de assegurar a todos os estudantes o direito de aprender.
 
Com a participação de professores, gestores, técnicos e líderes de classe, a caravana percorre os bairros mais distantes e, seguindo o protocolo de segurança sanitária por causa da pandemia do Coronavírus, monta uma base de matrícula, com a utilização da rede de internet das Unidades Básicas de Saúde de cada bairro, facilitando a matrícula dos estudantes que ainda não conseguiram se dirigir até a escola.  

O líder de classe, Gustavo Henrique de Souza Machado, 16, 2º ano, fala sobre a sua experiência de participar do projeto. “Como liderança estudantil, é muito especial e gratificante atuar em uma ação para ajudar os colegas, dando-lhes sugestões, opinando em decisões e, principalmente, auxiliando e orientando-os. Eu, particularmente, só tenho a agradecer a escola. Acredito que, juntos, conseguiremos ajudar os demais estudantes nesse período de incertezas e dificuldades. Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto que teve momentos incríveis de debates”.
 
A coordenadora pedagógica da unidade escolar, Sheila Cristina Duque da Silva, ressalta que a iniciativa da busca ativa aproximou, de maneira afetiva e efetiva, a escola e a comunidade. “Isso fez com que aumentasse o número de procura para matrícula. O balanço é positivo pelo envolvimento dos docentes, da equipe gestora e dos funcionários da escola. Uma ação que consegue envolver todos é um ganho significativo para a nossa escola e estamos confiantes que contribuirá para atingirmos a meta de, no mínimo, 600 alunos matriculados. Hoje, estamos com 560 estudantes nos três turnos”, afirma a educadora.

Busca Ativa na rede – Na rede estadual de ensino, a Busca Ativa Escolar é realizada por uma equipe de trabalho da SEC e 27 representantes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). A ação consiste em uma metodologia social e ferramenta tecnológica desenvolvida pelo o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). A iniciativa visa apoiar estados e municípios na identificação, registro por meio de alertas, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. A adesão é realizada pelos prefeitos, no site www.buscaativaescolar.org.br.