Comunidade de Colinas comemora cinco anos de implantação do Colégio Militar do Estado do Tocantins João XXIII

Tocantins

24.05.2023

O Colégio Militar do Estado do Tocantins João XXIII, de Colinas do Tocantins, envolveu a comunidade escolar em diversas atividades artísticas e pedagógicas nessa terça-feira, 23, em comemoração aos cinco anos de implantação da metodologia de educação militar. O evento foi marcado por recitação de poemas e poesias de autoria dos próprios estudantes, além de complexo de ordem unida apresentada pelo pelotão de elite, desfile do batalhão escolar, dentre outras atrações.

Durante a solenidade, os servidores pioneiros que estão desde a implantação do Colégio foram homenageados pelos serviços prestados à educação tocantinense. A mesura também se estendeu aos ex-diretores e ao atual gestor da unidade de ensino, subtenente da PM Gregório Torres. 

Emocionado, o diretor ressaltou que o momento é de agradecimento a todos que contribuíram para o sucesso do colégio. “Hoje é só gratidão a cada um dos nossos servidores, e a cada um dos nossos alunos, com os quais compartilho, diariamente, o ensino e o aprendizado”, destacou.

Para a diretora regional de Educação, Josefa Almeida, o evento representa a valorização dos estudantes, dos professores e toda a equipe escolar, responsáveis pelo sucesso da unidade de ensino. “É um orgulho muito grande ter essa unidade educacional sobre a jurisdição da nossa Diretoria Regional de Educação. O Colégio Militar é fruto do anseio do nosso povo colinense que desejava um ensino com base em valores éticos e morais”, frisou.

 O ex-diretor e tenente-coronel Paulo dos Santos A. Júnior destacou a satisfação pelo trabalho realizado no Colégio Militar. “Além de ser militar também sou professor e me sinto duplamente realizado. O trabalho da educação não é fácil, mas é muito gratificante”, comentou.

Histórico

Mantido pela Ação Social Belém Brasília e conveniado com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Colégio João XXIII foi fundado em 1969 pelo Pe. Rui Cavalcante Barboza. Em 23 de maio de 2018, Colinas do Tocantins foi contemplada com a implantação do Colégio Militar do Estado do Tocantins João XXIII. Durante esses anos, o colégio tem se consolidado como uma instituição de ensino de destaque no Estado. 

Atualmente conta com749 estudantes do ensino fundamental e médio, e 83 funcionários, sendo 39 professores e 44 no quadro administrativo. Além da coordenação disciplinar, a seção conta com cinco monitoras disciplinares e seis estagiários. 

Revisão Textual: Ruthy Soares Borges/Governo do Tocantins

Dicom Seduc/Governo do Tocantins