A melhor escola do estado de Goiás, segundo avaliação da Comissão Nacional do Prêmio Gestão Escolar 2011, conseguiu conjugar a união e o comprometimento da sua equipe de educadores com a participação sistemática dos pais na vida escolar dos filhos. Essa fórmula, além de garantir o título de melhor unidade educacional, deu à Escola Estadual José Pontes de Oliveira a chance de disputar o lugar de Destaque Brasil, na etapa final do prêmio.
Segundo a diretora Roberta Martins de Lima, que esteve à frente da unidade por duas gestões - de dois anos cada -, o fato de todos na escola sempre terem se colocado a serviço da melhoria da educação fez com que a comunidade acreditasse nos resultados. "Em 2007, a escola chegou a funcionar em um turno apenas porque tínhamos 150 alunos, mas agora há uma lista de espera, pois os pais sabem que aqui os meninos vão aprender mesmo", disse a diretora.
A escola construída em placas pré-moldadas tem hoje um pavimento em alvenaria. Funciona com 12 professores, mas conta, também, com a participação voluntária de pessoas da comunidade. "Aqui nós trabalhamos todos juntos com o único objetivo de contribuir para o aprendizado dos nossos estudantes", afirmou Roberta, lembrando que os pais vão para dentro da escola e também ajudam no que precisar. "Eles vão às reuniões e quando é necessário prestam contribuição voluntária, pois acreditam na escola e na capacidade que ela tem de mudar a vida da comunidade", acentuou Roberta.
Projetos
O ano letivo inscrito e avaliado pelo Prêmio Gestão foi o de 2010, quando a escola fez o seu planejamento pedagógico reforçando a leitura e a escrita dos estudantes. O planejamento incluiu um projeto de literatura chamado "A magia dos livros e uma noite de autógrafos", que envolveu os alunos o ano inteiro em leituras diversas.
Ao final, os estudantes produziram seus próprios livros. Cada uma das 12 turmas escreveu um livro que foi impresso em 20 exemplares pela escola. Os alunos fizeram uma noite de autógrafos, com recital e contação de histórias, teatro, música e dança. Os professores e demais servidores vestiram-se como os personagens de contos de fadas. "A comunidade inteira participou e foi muito importante para os alunos o resultado do trabalho", acentuou a diretora. A escola produziu um DVD sobre o projeto e seus resultados.
Para este ano de 2011, a escola inseriu no seu planejamento outro projeto literário, "Minha história, minha vida", para também estimular a leitura e a comunicação com familiares e pessoas da comunidade. Depois de buscarem as informações necessárias, os alunos vão narrar suas trajetórias de vida e de suas famílias. Com esse projeto, a escola possibilita aos estudantes verem a si mesmos, sua família, sua vida, o que contribui para elevar ainda mais sua autoestima e sua autoconfiança e, consequentemente, o aprendizado escolar.
Embora a escola tenha obtido no Ideb de 2009 a nota 5.3, que foi a projetada para 2019, um problema vinha preocupando os gestores da Escola Estadual José Pontes de Oliveira: a repetência que, no ano passado, chegou a 9,2 % do total de alunos. A escola, então, decidiu investigar o porquê desse índice. E descobriu que entre os repetentes mais de 70% eram alunos vindos depois do meio do ano para a escola, na esperança de recuperar o ano praticamente perdido. "Aqui a taxa de evasão é zero, mas temos uma lista de espera enorme de alunos que querem entrar", lembrou Roberta Martins. "Porque acreditam na escola e no nosso trabalho", completou.
Seduc/GO
29/08/2011