Tocantins
24.08.2025O segundo dia de competições dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins (Jeits), ocorreu no sábado, 23, em que estudantes-atletas disputaram nas modalidades Arco e Flecha, Corrida 100 metros rasos e Corrida Varinha, Luta Corporal, Cabo de Guerra e Corrida com Tora.
Por volta das 18 horas, as equipes esportivas estiveram na praia, com aquecimentos para as competições, que se iniciaram às 19 horas. Muita gente compareceu para prestigiar o evento.
Gustavo Bolentini, coronel da Polícia Militar do Tocantins, esteve presente com sua esposa, Daniela Diniz Bolentini e filhas. O coronel destaca a importante do evento. “É interessante que ocorra esse tipo de evento com maior frequência, para difundir as culturas entre os próprios povos e a comunidade em geral”, pontuou Gustavo Bolentini.
Vitória Iremex Apinajé, da Escola Indígena Tekator, de Tocantinópolis, competiu na modalidade Luta Corporal. Ela comentou sobre o evento. “Estou feliz em participar, treinei bastante e espero alcançar um ótimo resultado”, disse. Vitória Apinajé foi classificada em terceiro lugar.
Idjahina Javaé foi o atleta que conquistou medalha de ouro na Luta Corporal. Ele conta que o desafio foi grande. “Foi muito difícil a competição, mas valeu a pena lutar”, destacou Idjahina, que competiu com Maurício Apinajé. Os dois atletas estavam com muito preparo, tanto que a conclusão da luta ocorreu com prorrogação de tempo, quando a pontuação para vencer ocorre em apenas uma queda, conforme regras específicas da modalidade.
Letícia Javaé conquistou o ouro na Luta Corporal, que também teve que se esforçar muito, visto que sua oponente, Vitória Apinajé, estava bem-preparada. Leticia conta: “Foi muito difícil essa luta, estou feliz com o resultado”, concluiu Letícia.
Resultado das competições 23 de agosto, Jeits - Luta Corporal
Masculino 1º Idjahina Javé
Masculino 2º Mauricio Apinajé
Masculino 3º Rael Javaé
Masculino 3º Jefton Karajá
Feminino 1º Letícia Javaé
Feminino 2º Mahalaru Javaé
Feminino 3º Vitória Apinajé
Feminino 3º Karoline Xerente
Competição Cabo de Guerra masculina, 12 a 14 anos:
1º lugar, equipe Javaé Karajá, da Superintendência Regional de Gurupi;
2º lugar, equipe Xerende, da Superintendência Regional de Miracema;
3º lugar, equipe Khraô, da Superintendência Regional de Pedro Afonso.
Competição Cabo de Guerra feminina, 12 a 14 anos:
1º lugar, Escola Indígena Krãsãpte, da Superintendência Regional de Miracema;
2º lugar, Escola Hery Hawã, da Superintendência Regional de Paraíso;
3º lugar, Escola Indígena Mãtik, da Superintendência Regional de Tocantinópolis.
Os próximos Jogos, 24/08, ocorrem na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, com início às 8 horas da manhã, com Futebol Society.
Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins
Abrão de Sousa/Governo do Tocantins