Competições dos Jogos Escolares da Bahia movimentam estudantes em diferentes modalidades

Bahia

20.05.2022

As escolas da rede estadual de ensino seguem promovendo as etapas seletivas dos Jogos Escolares da Bahia (JEC), nas quais os estudantes competem em diferentes modalidades esportivas. A ação visa o fortalecimento da cultura corporal percebidos nas práticas realizadas. Em Ilhéus, a etapa escolar do JEB, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun, envolveu a participação de cerca de 600 estudantes, que jogaram nas seguintes modalidades: futebol, baleado, futevôlei, zumba, futebol de mesa, xadrez, dama, dominó e skate.

>> Saiba mais sobre o JEB, no endereço http://estudantes.educacao.ba.gov.br/jeb.

No encontro, houve oficinas de forró e de defesa pessoal para as mulheres e, também, cicloturismo, no qual alunos do curso técnico de nível médio em Guia de Turismo passavam informações históricas em pontos turísticos da cidade para os participantes da atividade.

Para o estudante Walther Danyell Santos, 17, do curso técnico em Guia de Turismo, que participou do cicloturismo, a realização do JEB é fundamental. “Os jogos vêm nos proporcionando atividades esportivas que buscam a integração dos alunos e que mostram que a escola não é somente um lugar para fazer provas, pois, com estas competições, são encontrados alunos com grandes potenciais em diversas áreas do esporte”, disse.

Já a estudante Eliana Souza, 18, do curso técnico de nível médio em Teatro, participou de partidas de baleado e do zumba. “O JEB me fez ter experiências que eu nunca tive na vida e eu amo quando tem esse tipo de evento na escola, porque mergulho de cabeça nas competições”, comentou.

No município de Santaluz, o CEEP do Campo Paulo Freire realizou, no Ginásio de Esportes Otto Alencar, a etapa escolar do JEB intitulada “Copa Paulo Freire”, com competições de futsal masculino e feminino. O estudante Matheus Silva, 17, 3º ano do Ensino Médio, está participando do JEB pela primeira vez. “Eu praticava futsal e futebol de campo fora da escola e, agora, estou tendo a oportunidade de jogar juntamente com outros estudantes e isso é muito bom. Já estou na expectativa da próxima fase”, afirmou.

O JEB também envolveu os estudantes do Colégio Estadual Doutor Manoel, em Ibicuí, como Luis Felipe Silva, 16, 1º ano do Ensino Médio. “Acho os Jogos Escolares da Bahia muito importantes, pois nos deixam mais leves e animados na escola”, destacou. No Instituto Psicopedagógico de Bonfim, em Senhor do Bonfim, teve desfile de abertura do JEB, pelas ruas da cidade. Na unidade, o esporte é utilizado como estratégia de inclusão social e busca ativa.