Comodoro/MT: Escola promove Dia D para autoavaliação

Iniciativa Educadores do Brasil

18.08.2015

Uma ação mobilizou a Escola Estadual Deputado Djalma Carneiro da Rocha, em Comodoro, e abriu as portas para a participação da comunidade nas estratégias do cenário educacional: O Dia D. Trata-se de um evento que tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas e definir ações que contribuirão para a melhoria do ensino, a garantia da aprendizagem e o bem estar dos alunos. Na oportunidade, professores, estudantes, gestores, pais de alunos, servidores públicos, representantes da sociedade conheceram melhor o planejamento do trabalho na instituição e puderam propor ideias que aperfeiçoassem este processo.

Foram realizadas atividades diversificadas administrativas/pedagógicas diferencias para toda comunidade escolar. Com a temática, Protagonismo Juvenil: Nova forma de ver o mundo,a programação dia foi organizada de acordo com os planejamentos dos professores com Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, procurando fazer uma transposição do projeto Sala do Educador com tarefas apresentadas.

“Fizemos uma amostragem pedagógica no contexto da escola ciclada/ensino fundamental, pontuando o trabalho pedagógico dos professores da unidocência/área do conhecimento no contexto da educação do campo”, comenta a diretora da escola, Regina Polli, salientando que foi possível refletir sobre as problemáticas levantadas na edição de 2014 do evento, quanto à evasão da educação de jovens e adultos.

Segundo ela, esse ano, por meio de mudanças no modelo de oferta, já é possível ver alguns resultados como: menor índice de evasão e melhoria na qualidade do aprendizado, bem como índices de aprovação e também de alunos que necessitam de acompanhamento pedagógico. “Os desafios de equacionar evasão, repetência e qualidade foi um momento de reflexão contextualizada a partir do complexo temático em que a escola desenvolve seus projetos, com enfoque na sustentabilidade homem X natureza, e em relação a teoria e prática”, pontua.

Uma gincana educativa com toda a comunidade escolar contou com a participação de pais, responsáveis, entre outros. “Esses momentos são muito importantes para a integração escola/comunidade e fortalecem o ensino/aprendizagem dos educandos e educadores, no árduo trabalho do dia a dia em busca de uma melhor educação”, comemora.

Educadores do Brasil: O evento também foi uma oportunidade para a apresentação e discussão da iniciativa Educadores do Brasil. O objetivo foi apresentar o novo formato, as regras e critérios, esclarecer dúvidas e incentivar a participação de todos na iniciativa, que reúne os prêmios Gestão Escolar (PGE) e Professores do Brasil (PPB), realizados pelo Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em parceria com instituições privadas e do terceiro setor.

O Professores do Brasil, criado pelo MEC em 2005, objetiva reconhecer, premiar e divulgar o mérito de docentes das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade. Ao fazer a inscrição on-line, o professor produzirá um relato de experiência, evidenciando sua qualidade e resultados obtidos. Ao escrever sobre o que foi vivido na sala de aula, o participante desenvolve um exercício de reflexão sobre a própria prática, promovendo o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Podem participar, enviando um relato do trabalho desenvolvido com uma turma de alunos, professores de escolas públicas da educação básica.

Concebido em 1998 pelo Consed, o Prêmio Gestão Escolar contempla projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público e conta, em sua trajetória, com a participação de cerca de 34 mil escolas de todas as regiões do país. Ao fazer a inscrição on-line, o diretor tem acesso a um instrumento de autoavaliação dos processos de gestão e a um roteiro para o planejamento de um plano de ação – a ser construído com a comunidade escolar. Podem participar escolas do ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais.

“Procuramos focar, juntamente com os profissionais da educação, trabalhos relacionados ao projeto Sala do Educador. Apresentamos os índices e atividades realizadas à comunidade escolar, como forma de relativizar como se dá o trabalho pedagógico da escola, através do proposto pelo PPP. Foi uma amostragem dos avanços alcançados e o que podemos/precisamos melhorar no decorrer do ano letivo”, valoriza a diretora.

Informações sobre o Educadores do Brasil podem ser obtidas no site www.educadoresdobrasil.org.br


Viviane Saggin

Assessoria Seduc/MT