Representantes discutem agenda de trabalho para o Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação no Amazonas 2

Amazonas

23.05.2023

Nesta segunda-feira (22/05), representantes da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) iniciaram o workshop de alinhamento do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação no Amazonas 2 (Padeam 2). No encontro, que segue até a próxima quarta-feira (24/05), um dos principais objetivos é definir, em conjunto,  a proposta de metodologia e a agenda de trabalho das instituições. 

A parceria entre a Secretaria de Educação e o BID já foi consolidada. Entre os projetos já desenvolvidos, está o financiamento do BID investido na construção dos Centros de Educação de Tempo Integral (Ceti). O Amazonas possui 12 centros nessa modalidade de financiamento pelo banco e, desde 2019, mais de R$ 260 milhões já foram investidos até a entrega das novas unidades de ensino.  

De acordo com a coordenadora geral do Padeam, professora Therezinha Ruiz, o encontro define políticas educacionais que serão implantadas no futuro. 

“No último mês de abril, a carta de empréstimo do Padeam 2 foi aprovada. Recebemos aqui uma equipe de especialistas do BID, juntamente com a equipe pedagógica e de infraestrutura da Secretaria de Educação. Estamos alinhando as ações, para que, quando elas chegarem ao BID, já estejamos conscientes do trabalho que será realizado em prol da educação do nosso estado”, destacou a coordenadora.

As discussões promovidas durante o workshop reuniu representantes de diferentes setores da Secretaria de Educação, que atuam de maneira integrada. Servidores do Departamento de Administração da Infraestrutura (Deinfra), do Departamento de Política e Programas Educacionais (Deppe) e do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) estiveram presentes.

“Estamos todos aqui porque todo o planejamento discutido vai servir como direcionamento para que nós possamos obter um resultado positivo do BID em relação ao Padeam 2. Os consultores do banco têm trazido os questionamentos e nós apresentamos toda a nossa estrutura para eles”, afirmou a secretária executiva adjunta Pedagógica, da Secretaria de Educação, Arlete Mendonça. 

BID 

Um dos representantes do BID no workshop, Marcelo Perez, especialista em educação, destacou a importância da parceria, de longo prazo, entre o banco e a Secretaria de Educação. 

“Nós que falamos sobre educação sabemos que, para mudar, é preciso ser consistente ao longo do tempo. O Amazonas já está fazendo esse percurso com o Padeam 1. O Padeam 2 é uma continuação ambiciosa e com possibilidades que não tínhamos antes. Os avanços técnicos que vieram como resposta a problemas causados pela pandemia foram muito importantes”, ressaltou o especialista.  

Escola da Floresta 

Um dos principais projetos a serem financiados pelo BID no cronograma montado pelo Padeam 2 é a Escola da Floresta, que foi tema recorrente nas discussões do workshop. 

Atualmente, o projeto Escola da Floresta, do Governo do Amazonas, coordenado pela Secretaria de Estado de Educação, com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), já prevê a construção de três unidades da escola. 

Em uma dessas unidades, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, em São Sebastião do Uatumã (distante 247 quilômetros de Manaus), a ordem de serviço para a implantação da Escola da Floresta já foi assinada e as obras já começaram. 

“A Secretaria de Educação tem projetos pioneiros, como a Escola da Floresta e o Cemeam. Fiquei muito impressionado, tanto pelas iniciativas, quanto pelo acompanhamento que a Secretaria proporciona aos estudantes”, finalizou Marcelo Perez. 

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto