CONEEI
07.04.2016Membros da Comissão Organizadora da II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena - CONEEI realizam, nesta quinta (7/4) e sexta (8/4) a segunda reunião de 2016, na sede do MEC, em Brasília. O Consed esteve representado pelo secretário de Estado da Educação de Tocantins, Adão Francisco.
O secretário Adão Francisco, mais uma vez reforçou a importância de focar no objetivo principal da conferência quanto as definições do Sistema Nacional de Educação e as políticas para educação escolar Indígena. O professor Adão reforça que "para avançar no desenvolvimento humano e socioeconômico do país, existe a necessidade de incluir a real e efetiva participação dos povos indígenas no debate e na construção das políticas, na medida em que estes administram 13% do território nacional com incalculável riqueza material e imaterial".
O secretário complementa que em síntese é essa a lógica que impõe o tema desta II CONEEI, que versará sobre "O Sistema Nacional de Educação e a Educação Escolar Indígena: regime de colaboração, participação e autonomia dos Povos Indígenas".
Alva Rosa, coordenadora da Educação Escolar Indígena, na SECADI/MEC, afirma que "quando confrontamos a análise da educação escolar indígena com análises sobre a educação no Brasil, percebemos nitidamente o enquadramento dos povos indígenas no perfil da exclusão escolar e, consequentemente, os desafios educacionais que permanecem".A pauta da reunião é a evolução na construção do texto que comporá o documento base da conferência e a definição das metodologia que será aplicada nas Conferências Locais que antecedem a Conferência Nacional. A comissão é composta por representantes da CNEEI, CNE, CNPI, MEC, Undime, Funai e Consed.
II CONEEI
O evento é organizado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - Secadi/MEC e atende a uma determinação da Constituição Federal, da Lei de Diretrizes e Bases - LDB, e da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho - OIT que prevêem a participação dos povos indígenas na formulação, desenvolvimento e avaliação das políticas públicas que lhes dizem respeito.