Começam cursos do Profuncionário para 1.500 servidores de escolas

Tocantins

12.08.2015

Começam nesta semana, os estudos dos módulos da 5ª edição do Programa de Formação para Funcionários da Educação (Profuncionário) para 1.500 cursistas/servidores da Rede Estadual e Municipal de Ensino. O curso está sendo ministrado em 25 pólos e são 70 turmas que estudam num dos cursos ofertados: técnico em Infraestrutura Escolar, técnico em Secretaria Escolar, técnico em Alimentação Escolar e técnico em Multimeios Didáticos.

Os cursos estão sendo realizados em pólos localizados nos municípios de Muricilândia, Xambioá, Piraquê, Campos Lindos, Santa Fé do Tocantins, Babaçulândia, Araguatins, Augustinópolis, Buriti, Tocantinópolis, Palmas, Ponte Alta do Tocantins, Aparecida do Rio Negro, Novo Acordo, Paraíso, Colinas, Dianópolis, Porto Nacional, Natividade, Guaraí, Miracema, Gurupi, Palmeirópolis, Formoso do Tocantins e Peixe.

Neste mês de agosto, os cursistas irão estudar o módulo nº 4, sobre ‘Relações Interpessoais: abordagem psicológica’. O Profuncionário é destinado a formação dos técnicos que atuam no sistema educacional, como os vigias, merendeiras, auxiliares de bibliotecas, de laboratórios e administrativos.

 “Um ponto importante é a mudança de postura do profissional que atua nas escolas, ele passa a ser valorizado como educador e a entender o valor da função que exerce. Uma merendeira torna-se uma técnica em alimentação escolar e passa a ter mais entusiasmo e a ser mais participativa com as questões educacionais”, destacou Eliana Wilder Martins, coordenadora estadual do Profuncionário da Secretaria da Educação.

No Tocantins

O Profuncionário está sendo realizado no Tocantins há 10 anos, cada edição tem duração de um ano e meio com carga horária total de 1.500 horas e já passou pela formação 6.812 servidores. O programa é desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com os estados e municípios.

Os cursos do Profuncionário são ministrados parte a distância e encontros presenciais, são 18 módulos elaborados pela Universidade de Brasília (UnB). Além dos estudos teóricos, os cursistas realizam a prática profissional supervisionada que é realizada nas unidades escolares onde os profissionais atuam.