Começa segunda-feira (29) eleição do Colegiado Escolar na rede estadual de ensino

Bahia

26.07.2019

As escolas estaduais da capital e do interior do Estado estão prontas para a eleição do Colegiado Escolar, que inicia nesta segunda-feira (29) e segue até o dia 2 de agosto. Formado por professores, funcionários, estudantes, pais, mães ou responsáveis, a iniciativa busca criar um conselho que contribua para a gestão democrática e participativa da escola. Na preparação, os candidatos realizaram campanhas apresentando propostas e divulgando do processo eleitoral.

No Colégio Estadual José Moreira Cordeiro, no município de Cordeiros (664 km de Salvador), na região do Centro-Sul baiano, a comunidade escolar está comprometida com as eleições mobilizando toda a comunidade escolar. “Nesta semana passei pelas salas de aula para fazer minha campanha. Sou líder de classe do 1º ano A e a minha grande proposta é me colocar à disposição dos colegas para dar o meu melhor a partir das demandas apresentadas. Não gosto de prometer nada, mas dar o melhor de mim”, esclareceu a estudante Thaís Franco, 15 anos, que falou da importância da participação dos alunos nas decisões na escola. “Esse é um momento que faz parte da nossa formação, de colocarmos nossa posição sobre questões diretamente ligadas a todos nós. É fundamental que tenhamos voz neste processo”, afirmou.

A cozinheira Ivanete Oliveira, que busca uma vaga no Colegiado Escolar, também acredita na gestão democrática como um fator que pode melhorar o ambiente escolar. “A eleição abrange a todos e dá condições para que os funcionários também possam estar representados. Estou há três anos na escola e terei oportunidade de participar pela primeira vez. Acho importante essa movimentação porque podemos ajudar a melhorar a escola. Fico contente em contribuir”, disse.

Colegiado Escolar -  Colegiado Escolar garante a gestão democrática do ensino público na concepção, na execução, no controle, no acompanhamento e na avaliação dos processos administrativos e pedagógicos da ação educativa, através da participação da comunidade escolar e local. O colegiado tem mandato de dois anos e se reúne mensalmente para colaborar com a melhoria da escola.

Dentre as ações prioritárias do colegiado, destacam-se: acompanhamento e avaliação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e do Plano de Gestão e do Regimento Escolar; monitoramento e parceria com o corpo docente e equipe gestora para cumprimento do Calendário Escolar; participação no planejamento, análise e aplicação dos recursos financeiros; e articulação com a equipe gestora, incentivando o desenvolvimento de ações para a integração entre a escola, a comunidade e o território.