Começa o 10º Circuito de Ciências das Escolas da Rede Pública

Distrito Federal

10.05.2021

A etapa local segue até 6 de agosto. Veja o cronograma geral e participe


Foi dada a largada para o 10º Circuito de Ciências das Escolas da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. O evento é dividido em três etapas: local, regional e distrital. Confira o regulamento aqui. A etapa local já começou e segue até 6 de agosto.

Podem ser inscritos trabalhos científicos e materiais produzidos por estudantes da educação infantil, do ensino fundamental, do ensino médio, do ensino médio técnico, da educação de jovens e adultos e da educação especial.

Professores efetivos, temporários ou de instituições parceiras podem ser orientadores dos projetos.

O Circuito de Ciências tem a missão de promover e difundir a cultura científica. Por isso, trabalha para estimular a iniciação científica, bem como o uso da tecnologia e inovação.

A temática é livre para produção de trabalhos, de forma que evidenciem a construção de conhecimentos entre os estudantes e a consciência crítica. A ideia é utilizar os princípios ligados à equidade e justiça social, melhoria da qualidade de vida das populações, sustentabilidade, diversidade e inclusão.

Devido à pandemia, o processo de participação e seleção ocorrerá de forma virtual. Para entrarem no Circuito, as equipes deverão produzir e submeter, no ato da inscrição, os materiais em formato PDF, bem como vídeos de acordo com a orientação do regulamento.

Etapa local

A etapa local é realizada pelas próprias unidades escolares, núcleos de ensino e instituições educacionais parceiras da rede pública, de forma virtual, até 6 de agosto. O objetivo é selecionar projetos visando a participação na etapa regional, observado as oito categorias previstas no regulamento da competição.

Etapa regional

Será realizada pelas 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs), também de forma online, de 30/8 a 3/9.

As inscrições para participação na etapa regional devem ocorrer de 9 a 20/8, pelo link que será divulgado no site da Secretaria de Educação do DF.

Os professores orientadores deverão inscrever os trabalhos para a etapa regional nas respectivas CREs no período indicado.

Os docentes que são orientadores e atuam nas instituições parceiras conveniadas à rede devem fazer o cadastro no Sistema de Gerenciamento do Circuito de Ciências, de 14 a 25/6. Assim, o sistema vai gerar um login e senhas específicos para realizar as inscrições.

Etapa distrital

A etapa distrital será realizada de 27/9 a 1°/10. Serão selecionados, no máximo, 140 projetos vindos da etapa regional.

Cada uma das 14 etapas das CREs irá fazer a seleção dos projetos para participarem da etapa distrital, conforme as quantidades sinalizadas no regulamento para cada categoria.

Os autores dos trabalhos premiados na etapa distrital serão convidados a submeter os resultados de suas pesquisas em formato de artigo científico para a Revista Com Censo Jovem: Estudos de Iniciação Científica do Distrito Federal.

Resultados

A divulgação dos resultados preliminares das etapas regional e distrital ocorrerá por meio de Circular SEI-GDF, no primeiro dia útil após o encerramento da etapa.

Voto Popular Estudante

Todos os projetos selecionados para a etapa distrital automaticamente concorrerão ao prêmio Voto Popular Estudante. O projeto vencedor será aquele que tiver o maior número de “likes” no YouTube, até às 18h do dia 1º/10.

Saiba mais sobre o 10º Circuito de Ciências das Escolas da Rede Pública

Da Redação | Ascom/SEEDF