Começa nesta quarta-feira o 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual na Arena Fonte Nova

Estudantes

01.12.2015

Contagem regressiva para o 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, que será aberto, nesta quarta-feira (02), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Este é o maior encontro estudantil entre as redes estaduais do Nordeste do País. Vindos de todas as regiões da Bahia, mais de 4 mil alunos da rede estadual irão expor, até sexta-feira (04), suas produções científicas, artísticas, esportivas e culturais desenvolvidas durante o ano letivo nas escolas. A abertura do evento, às 8h30, contará com as presenças do governador do Estado, Rui Costa, e do Secretário da Educação, Osvaldo Barreto.

O evento é gratuito e aberto à participação das famílias e do público em geral. Mais do que prestigiar a arte, o esporte, a inovação e as tecnologias sociais produzidas pelos estudantes, o público também pode participar diretamente das experiências, como o Simulador de Vôo (ver a ciência dentro de uma cabine de avião), a Caixa Preta (instalação artístico-científica que gira em torno da luz e escuridão) e, ainda, acompanhar apresentações de corais e fanfarras escolares.

Mais sobre o encontro
O Encontro revela as experiências criativas estudantis e reflete as políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado da Bahia, a partir do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, que contribuem para uma escola mais dinâmica, marcando um novo ciclo da educação na rede estadual. Durante estes três dias, o principal palco do futebol da Bahia abre espaço para a música, as artes visuais, a literatura, o cinema, o patrimônio, os esportes, a dança, as ciências, a matemática, a educação profissional, educação de jovens e adultos, entre muitas outras ações formativas e educativas, por meio de projetos estruturantes desenvolvidos nos contextos escolares. Veja a programação completa.

Os estudantes criadores dos distintos projetos artísticos que participarão dos cursos preparatórios, acompanhados de professores e coordenadores, começaram a chegar à capital baiana no dia 27/11, quando deram início a participação em diversas oficinas como literatura, canto e expressão corporal.

Culminância dos Projetos
As criações estudantis desenvolvidas nas escolas serão apresentadas durante o 4º Encontro Estudantil, nas finais do 8º Festival Anual da Canção Estudantil (Face), 8ª Mostra de Artes Visuais Estudantis (AVE), 7º Sarau do projeto Tempos de Arte Literária (TAL), 4ª Mostra das Aventuras Patrimoniais (EPA), 3ª Mostra de Vídeos Estudantis (Prove), 2ª Mostra de Dança Estudantil (Dance) e 2ª Mostra de Canto Coral Estudantil (Encante). O Encontro Estudantil ainda contempla os Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), a Feira de Ciência e de Matemática, Encontro e Feira de Tecnologias Sociais da Educação Profissional, Encontro de Líderes de Classe, além de experiências desenvolvidas no Centro Juvenil de Ciência e Cultura, pela Rede Anísio Teixeira e o Programa Todos pela Alfabetização (Topa).