Combate ao racismo é tema de palestras em escolas da rede estadual do Paraná

Paraná

30.05.2022

Professores de dois colégios estaduais participaram na última sexta-feira (27) de palestras sobre o combate ao racismo nas escolas e a promoção do respeito às culturas e religiões de matrizes africanas. Os encontros aconteceram no Colégio Estadual Luiza Ross, em Curitiba, e no Colégio Estadual Costa Viana, em São José dos Pinhais.

As falas foram feitas por integrantes do Departamento de Educação Inclusiva da Seed-PR (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte). Eles conversaram sobre como trabalhar História e Cultura da África em sala de aula, incluindo temas relacionados a africanos e afro-brasileiros nos conteúdos previstos na matriz curricular. Além disso, destacaram como as relações entre alunos, professores, pais e comunidade escolar em geral devem ser pautadas pelo respeito à diversidade étnico-racial.

“Falamos sobre a discrimininação em relação à cultura, à história e à religiosidade de negros e negras no Brasil. Esse material vai subsidiar o trabalho dos professores e da equipe pedagógica. O foco é a transformação da nossa sociedade em uma sociedade antirracista”, diz Clemilda Santiago Neto, técnica pedagógica que ministrou a palestra.

O papel do professor e da escola, segundo Clemilda, é fundamental para a conscientização das crianças e adolescentes a respeito da diversidade. “Através do estudante, o professor transforma também a família, a comunidade escolar e a própria sociedade”, conclui.

“Como professor de Matemática, posso trabalhar alguns dos materiais que foram apresentados na palestra, como os jogos”, conta Claudeci Leriano, que leciona no colégio. “É muito importante esse trabalho, para pensarmos sobre como aplicar esse conhecimento [das culturas africanas] com os alunos.”