Combate à Dengue foi enfoque dentro e fora das dependências da Escola Estadual Nair Palácio de Souza

Mato Grosso do Sul

10.05.2023

Escola Estadual Professora Nair Palácio de Souza, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do programa “Escola da Autoria”, em Nova Andradina, realizou no mês de abril uma série de atividades dentro e fora das dependências da unidade escolar sobre a Dengue.

O foco principal destas atividades é a prevenção desta virose e de outras doenças que também podem ser transmitidas pelo mosquito do gênero Aedes , como a Zica e a Chikungunya.

Em 2023, até o final de abril, houve aumento de 30% no número de casos prováveis de dengue em comparação com o mesmo período de 2022 em todo Brasil. A Dengue é uma arbovirose que causou prejuízos ao Brasil na ordem de mais de dois bilhões a alguns anos atrás. Isso seria suficiente para comprar quase 3 milhões de cestas básicas.

Em Mato Grosso do Sul, quase 35 mil casos de Dengue neste ano já foram notificados. Quantos alunos já deixaram de ir à escola, quantos profissionais deixaram de ir aos seus empregos e quantos leitos de hospitais já foram ocupados? Precisamos mudar esta situação.  

Atividades

Desta maneira, é fundamental o trabalho preventivo da doença, onde a escola tem que ser atuante. Primeiramente houve uma acolhida temática sobre a Dengue e depois os alunos foram conduzidos para uma palestra temática, onde aprenderam dentre outras coisas, a diferenciar o mosquito, os tipos de Dengue, a forma de tratamento, prevenção e sintomas.

Depois disso, saíram no pátio da escola coletando tudo aquilo que pudesse armazenar água. Posteriormente, saíram nos arredores da escola, visitando terrenos e outros locais que pudessem ser foco de reprodução para o vírus.  

“Os alunos foram orientados a deixar seus domicílios livres de focos de contaminação e a continuar com ações de prevenção para todo o ano, e desta forma, reduzir os casos no município”, finalizou gestor Acácio Luiz Sampaio.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.