Rede Estadual de Pernambuco retoma aulas nesta quinta-feira (03)

Pernambuco

03.02.2022

O ano letivo de 2022 começa nesta quinta-feira (03) para os 580 mil estudantes matriculados nas 1.052 escolas da Rede Estadual de Pernambuco. O Estado, que já possui a maior rede de ensino integral do País, inicia as aulas com o reforço de 70 Escolas de Referência (EREM e EREFEM), 34 Escolas de Referência em Ensino Fundamental (EREF) e mais oito novas Escolas Técnicas Estaduais (ETE). A solenidade de abertura do ano letivo acontece na Escola Técnica Estadual Ginásio Pernambucano, às 7h, na avenida Cruz Cabugá, no Centro do Recife.

Todas as unidades de ensino da rede estão seguindo os protocolos de biossegurança contra a Covid-19, atentas às medidas de proteção e prevenção com água e sabão para higienização das mãos, dispenser com álcool em gel 70% e uso obrigatório de máscara para todos no ambiente escolar. As aulas retomam no modelo presencial, admitindo o ensino remoto.

“Este é um momento muito importante para toda a rede estadual. Nós tivemos quase dois anos de muitos desafios para a educação e agora estamos retornando com o ensino presencial. É muito importante essa volta presencial com todo cuidado, cautela e segurança. Os protocolos devem ser seguidos e, assim, nossos estudantes poderão ser acolhidos da melhor forma possível”, afirma o Secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Marcelo Barros.

Para Daniel Oliveira, gestor da Escola Técnica Estadual (ETE) Ginásio Pernambucano,  este retorno é um momento que representa a esperança. “Queremos que os nossos alunos sintam-se acolhidos, respeitados e determinados a encarar os desafios, principalmente depois desses dois últimos anos bastante conturbados. Por aqui, estamos esperançosos e com o sentimento de que tudo ocorrerá bem, fazendo tudo o que estiver ao nosso alcance”. 

Mas Daniel lembra também sobre a importância da conscientização dos estudantes: “Alunos e família desempenham, também, um papel muito importante neste novo retorno às aulas presenciais para que possamos garantir a segurança de todos. Portanto, ressaltamos o uso obrigatório de máscaras (trazendo sempre reservas na bolsa) e o uso individual de objetos pessoais, além da higienização correta das mãos com sabão e álcool em gel e todos os outros protocolos”.

Além das orientações sanitárias, as escolas também estão orientando os pais e responsáveis para que os estudantes que apresentarem sintomas gripais fiquem em casa e busquem orientação médica. Havendo o teste positivo para Covid-19, deve-se informar à instituição de ensino, e o estudante deve se manter em quarentena, para evitar a proliferação do vírus.  Quanto ao retorno dos estudantes e profissionais de educação que testaram positivo para Covid-19, serão adotadas as orientações do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19, que preveem 7 dias de afastamento para os casos positivados. 

No que se refere a vacinação, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco não exige a apresentação do comprovante de vacinação da Covid-19 para os estudantes para acesso e permanência na instituição de ensino. Porém, a pasta acompanha diariamente, junto com a Secretaria de Saúde do Estado, o ritmo de vacinação dos estudantes em todo o Estado. Neste sentido, é importante que as instituições  de ensino promovam campanhas e ações de sensibilização com pais e responsáveis no tocante à importância da vacinação para os estudantes e do respeito ao protocolo setorial e demais orientações do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19. 

Acolhimento - Neste momento de retorno, as escolas estão realizando um trabalho de acolhimento e orientação dos estudantes. A Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) João Barbalho, no Centro do Recife, foi transformada em EREF e vai acolher aproximadamente 800 alunos para o ano letivo. A acolhida será realizada pelos estudantes protagonistas da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ginásio Pernambucano da Aurora. Os discentes dos 6º anos, que estão chegando na escola, farão o conhecimento da unidade como também serão orientados quanto a dinâmica de ensino da escola. Os protagonistas vão realizar um momento de oficinas, produção de cartazes, murais, dinâmica sobre quem é cada um e o que esperam para esse novo ciclo.

"A EREF João Barbalho está passando por uma transformação incrível, e fazer parte desse momento está sendo magnífico,  acredito na Educação de Pernambuco e acredito na Escola João Barbalho,  a minha doação a educação nunca terá arrependimento, pois a educação transforma o homem", declara a gestora da unidade, Lucineide Valéria Ribeiro Silva.

Para Acsa Keren Lopes, líder dos protagonistas da EREM Ginásio Pernambucano, da Aurora, esse é um encontro para abraçar o próximo. “Esse momento é um misto de sentimentos, é uma sensação de desafio. Estamos encontrando novos alunos com o medo do novo, inseguros e ansiosos e o nosso papel é acolher emocionalmente essas pessoas como também se sentir acolhido. Então, é um momento incrível, cheio de emoção e expectativa”, pontua a jovem.  

Na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Santa Ana, localizada em Olinda, que recebeu recentemente o Prêmio Regional de Escola Acolhedora, não poderia ser diferente. A unidade de ensino está preparando uma grande acolhida, com a banda da escola, para receber os alunos do 1º ano. Os estudantes protagonistas farão toda a recepção para mostrar o pertencimento da unidade de ensino aos novatos. 

“É de suma importância a vivência dessa ação da acolhida, porque é uma marca registrada das Escolas de Referência de Pernambuco, onde os Protagonistas participam de reuniões no mês de janeiro para juntos planejarmos esta ação, que é tão esperada por todos, onde o estudante acolhe o estudante, aproximando , estabelecendo conexões e vínculos, baseados na relação de confiança”, fala a gestora da escola, Katia Vania Dantas de Andrade.