Goiás
09.03.2022Centenas de servidoras de Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) participaram, na manhã desta terça-feira (08/03), da celebração do Dia Internacional da Mulher. Realizado no auditório da sede centralizada, o evento contou com as presenças da secretária de Educação, Fátima Gavioli; da subsecretária de Governança Educacional, Selma Bastos; e da subsecretária de Execução da Política Educacional, Helena Bezerra.
Organizada pelas equipes da Gerência de Segurança e Saúde do Servidor da Seduc e do Centro de Ensino e Pesquisa Ciranda da Arte, a programação incluiu uma série de apresentações culturais e momentos de descontração. Além de acompanharem a interpretação de canções populares, como a música “Mulher Brasileira”, as servidoras foram convidadas a participarem de uma aula especial de ginástica laboral e puderam cuidar da aparência com a feitura de tranças nagô.
O artista visual João Colagem também prestou uma homenagem remota às convidadas ao apresentar uma vídeo-colagem produzida especialmente para a ocasião. A produção, criada a partir da interpretação da música “Maria, Maria” pelo coral Ciranda das Pequenas Vozes, incluiu uma série de figuras femininas que inspiram e representam a força da mulher.
“Eu tenho o melhor exército do Estado de Goiás e que é composto por vocês”, enfatizou a secretária da Educação, Fátima Gavioli, ao falar sobre as mulheres da Educação. Na oportunidade, ela pontuou sobre o papel do feminino na sociedade e evidenciou a importância da ocupação desses papéis para a gestão pública.
No mesmo tom, a subsecretária de Governança Educacional, Selma Bastos, falou sobre a importância da integração da força feminina nos diferentes espaços sociais. Já a subsecretária de Execução da Política Educacional, Helena Bezerra, exaltou características intrínsecas às mulheres, como a força e alegria, e convidou as servidoras da Educação a externarem essa alegria por onde passarem.
Considerando a sede centralizada da Seduc, as Coordenações Regionais de Educação e as unidades escolares, são 31.325 mulheres na rede pública estadual da Educação, sendo 21.559 professoras e 9.766 servidoras administrativas. Já nas salas de aula são 255.456 estudantes do sexo feminino matriculadas em todo o Estado.