Com professor da Universidade de Harvard, Ueap realiza debate filosofia e história em Macapá

Amapá

17.01.2025

A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) realiza na próxima segunda-feira, 20, o “Conversa Filosófica”, no auditório central do Campus I, no Centro de Macapá. O destaque do evento será a participação do renomado professor Dr. Aviezer Tucker, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que abordará temas de Filosofia da História e Política Contemporânea.

Coordenada pelo colegiado do curso de Filosofia da instituição amapaense, o encontro é aberto tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público em geral. A palestra, que terá início às 19h, será mediada pelo professor Alexander Maar e contará com tradução simultânea para melhor compreensão dos participantes, que também receberão um certificado de presença ao se cadastrar até 30 minutos antes do início do encontro, na Ueap.

“Este evento inaugura um ciclo de conversas filosóficas que visa proporcionar aos nossos alunos e à comunidade a oportunidade de interagir diretamente com profissionais de renome internacional, fomentando o interesse pela pesquisa na área”, explicou o idealizador da programação, o professor Alexander Maar, do colegiado de Filosofia da instituição.

Programação é aberta para a comunidade acadêmica e público em geral

Programação é aberta para a comunidade acadêmica e público em geral

Foto: Maksuel Martins/GEA

A iniciativa também está alinhada com os objetivos de médio prazo do colegiado, que buscam fortalecer os laços acadêmicos e criar um ambiente propício ao desenvolvimento de estudos avançados. Essa estratégia é parte do projeto em andamento para a implantação de um curso de mestrado em Filosofia, reafirmando o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e a internacionalização.

Aviezer Tucker

Aviezer Tucker

Foto: Time Higher Education/Arquivo

O professor Tucker, além de associado ao Davis Center de estudos Russos e Eurasiáticos da Universidade de Harvard, também é diretor do Centro de Filosofia da História da Universidade de Ostrava, da República Tcheca. O pesquisador tem importantes contribuições para a epistemologia da história e da historiografia, além de discutir a filosofia política com foco em temas como o neoliberalismo, populismo e o totalitarismo na atualidade.

Durante o evento, o professor discutirá o conceito de evitabilidade histórica, em que critica a ideia de que a história é predeterminada inteiramente por forças maiores, como meramente a questão econômica. Além disso, haverá reflexão sobre como essa visão afeta a política e a opinião pública na atualidade.