Com planejamento para novas escolas integrais em MS, professora Cecilia recebe técnicos do Instituto Sonho Grande

Ensino Médio em Tempo Integral

18.06.2019

Campo Grande (MS) – O trabalho para promover avanços na oferta do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS), segue em desenvolvimento neste ano de 2019. Para tratar do assunto, na tarde desta segunda-feira (17.06), a secretária de Estado de Educação e presidente do Consed, professora Cecilia Motta, recebeu a equipe técnica do Instituto Sonho Grande, responsável por um estudo de implementação da modalidade em outras escolas, em 2020.

No Estado, o EMTI recebeu o nome de “Programa Escola da Autoria” e, desde o início da atual gestão da SED foram quatro anos de estudos, análises e implementação da modalidade. “O reflexo desse trabalho pode ser observado nos números. Em 2019 chegamos ao total de 27 escolas, espalhadas por 16 municípios em MS. Para os próximos meses, a ideia é seguir com esse modelo para outras unidades e levar o Ensino Integral para todas as regiões do Estado”, salientou Cecilia.

Com as primeiras implementações concluídas em 2017, o número de escolas chegou a 16 no início de 2018, com 11 escolas na capital e cinco localizadas em municípios do interior do Estado. No final do mesmo ano, a pasta finalizava um profundo estudo de avanço para outras cidades, que resultaria na adesão de 11 novas escolas ao EMTI.

No início de 2019, o total de municípios que passaram a contar com a oferta do Ensino Médio em Tempo Integral chegou a 15, somente no interior do Estado. Em Campo Grande, o número de escolas passou para 12. Para 2020, a proposta é que o número de escolas siga na mesma proporção de crescimento dos anos anteriores.

Com 362 unidades de ensino que fazem parte da Rede Estadual, responsáveis pelo atendimento direto à mais de 234 mil estudantes, em todas as etapas da educação básica e projetos educacionais, a ideia da pasta é ampliar – de forma significativa – o percentual de escolas que ofertam o EMTI. Nos últimos anos, o crescimento se refletiu no quantitativo de alunos matriculados: se o total chegava em 4.5 mil adolescentes em 2018, o número quase dobrou em menos de 12 meses, chegando aos mais de 7.5 mil neste primeiro semestre de 2019.