Com mobilização do Governo do Tocantins, Estado registra marca histórica de 95% de participação dos estudantes do Ensino Médio no Saeb 2025

Tocantins

10.11.2025

O Tocantins conquistou índices recordes de participação no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O feito é resultado de uma campanha inédita do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que envolveu escolas estaduais e municipais, estudantes e famílias em todo o Tocantins, fortalecendo o compromisso coletivo pela qualidade do ensino público.

Para que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas seja divulgado, é necessário atingir um percentual mínimo de 80% de estudantes participantes. Nesta edição a educação tocantinense conquistou uma participação expressiva dos estudantes. Do Ensino Fundamental, 96,15% dos estudantes do 5º ano e 95,68% do 9º ano realizaram a avaliação, enquanto no Ensino Médio 95,30% dos estudantes da 3ª série compareceram.

O secretário de Estado da Educação, Hercules Jackson, enfatizou que o resultado é fruto de uma construção coletiva. “Essa participação histórica no Saeb demonstra que estamos no caminho certo, unindo esforços entre as redes estadual e municipal, com foco na aprendizagem e na valorização dos nossos educadores, para garantir uma educação pública de qualidade, capaz de transformar vidas e o futuro do nosso Estado”, frisou.

Mobilização

Com o papel de coordenar a mobilização de toda a rede, a Seduc promoveu orientação técnica e suporte pedagógico às escolas com a distribuição de recursos, formações continuadas de professores e o desenvolvimento de projetos educacionais que visam o avanço nos níveis de proficiência. Além disso, também foi lançada uma campanha nas redes sociais para incentivar as escolas da rede estadual a mostrarem a preparação para a aplicação das provas.

A campanha convidou estudantes, professores e gestores a compartilharem suas experiências e iniciativas voltadas para o fortalecimento da aprendizagem. Os vídeos foram compartilhados nas redes sociais, dando visibilidade às mobilizações e ao engajamento estudantil.

SREs e escolas engajadas

As Superintendências Regionais de Educação (SREs) também tiveram um papel importante, atuando como o elo vital entre a Seduc e as unidades escolares, realizando o monitoramento das ações e fortalecendo a confiança no processo.

Nas unidades escolares, as equipes usaram da criatividade para promover ações motivacionais e pedagógicas envolvendo estudantes, professores e até as famílias. Foram realizados mutirões de estudos, gincanas do conhecimento, sorvetadas, aulões especiais, competições interativas e jogos educativos, com o intuito de revisar os conteúdos de forma mais leve e dinâmica.

A superintendente de Educação Básica da Seduc, Celestina Souza, revela que foi gratificante ver o empenho e a energia de cada equipe escolar nesse processo. “O engajamento e envolvimento de toda a comunidade escolar foi um sucesso, e toda essa campanha reflete na participação expressiva dos estudantes. Vamos fazer com que os nossos resultados traduzam verdadeiramente o quanto a gente está trabalhando”, afirmou.

Para a estudante do 9º ano do Colégio Estadual Dr Abner Araújo Pacini, de Almas, Maria Eduarda Batista, fazer o Saeb foi uma experiência muito boa e diferente. “A gente se preparou o ano todo, quando vi as questões, percebi que já tinha estudado quase tudo parecido. Durante esse tempo, a escola incentivou a gente o tempo todo, fizemos vários vídeos com os professores, a direção e a coordenação, foi muito legal”, comentou.

O professor de Matemática Robson Barreira Soares destaca que a preparação para o Saeb foi “um período intenso, mas muito produtivo, em que cada avanço foi celebrado. Durante todo o ano, trabalhamos com muito foco e dedicação para preparar nossos estudantes, tivemos plantões de reforço diários, reforço escolar no contraturno e também aulões preparatórios interdisciplinares de Matemática e Português, todos planejados com base nas habilidades e descritores avaliados pela prova. Agora seguimos com o mesmo entusiasmo e confiança de que todo esse esforço fará a diferença no desempenho dos nossos alunos”, pontuou.

 

Saeb

Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Saeb é uma avaliação em larga escala que tem como principal função produzir um diagnóstico abrangente sobre o nível de aprendizagem dos estudantes em diferentes etapas da educação básica nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. 

As redes estaduais e municipais utilizam os resultados da avaliação como um espelho da realidade educacional, permitindo que gestores, diretores e professores analisem a série de desempenho e planejem ações pedagógicas específicas, ajustadas às necessidades de cada escola.

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins