Pagamento do rateio traz valorização aos profissionais da Educação

Alagoas

27.01.2022

“Em Alagoas, professor agora é só sorriso. Tá todo mundo feliz. O rateio aconteceu e o reconhecimento é o que nos motiva. Nosso governador prometeu e cumpriu”. As palavras da professora Anabel Lima, da Escola Estadual Princesa Isabel, de Maceió, fazem parte de um cordel escrito por ela e refletem o sentimento generalizado de todos que fazem a educação estadual. Entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, os servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) receberam mais de duas folhas do rateio das sobras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Uma medida que se somou a diversas outras iniciativas que valorizaram a categoria, a exemplo da implantação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), realização de concurso público e as bolsas dos programas Vem que dá Tempo e Professor Mentor.

Pela primeira vez, o pagamento do rateio em dois momentos: no primeiro, realizado em 29 de dezembro de 2021, foram empenhados mais de R$ 85 milhões, o equivalente a duas folhas salariais. Já em 14 de janeiro, foi pago um rateio no valor de 60% de uma folha. Foram contemplados todos os profissionais da Educação Básica em efetivo exercício na rede escolar bem como aqueles que exercem atividades técnico-administrativas ou de apoio em órgãos da Educação.

“O rateio deste ano foi de aproximadamente R$ 100 milhões e isso faz justiça a vários servidores que se desdobram durante a pandemia para que a nossa educação não pare, para que as nossas crianças e jovens continuem aprendendo neste período tão difícil que o mundo vivencia. E dessa forma seguimos adiante, com melhorias na infraestrutura de nossas escolas, valorizando nosso servidor e premiando nossos estudantes por meio do Cartão Escola 10. Com o empenho do governador Renan Filho, estamos vivendo o maior investimento da história da educação e iremos transformar o futuro, não só dos nossos estudantes, mas de toda a comunidade escolar”, frisa o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito.

Valorização de todos

O pagamento do rateio do Fundeb foi estendido a todos que fazem a rede estadual de ensino, desde aqueles que atuam nas escolas como também os que trabalham nas Gerências Regionais de Educação (Geres) e setores administrativos da Seduc. Uma medida que reconhece a dedicação e a contribuição de cada um destes profissionais à melhoria da educação de Alagoas.

“A Educação é a roda que move o mundo e essa bonificação, esse incentivo, esse reconhecimento são fundamentais. Agradeço muito ao governador”, complementa Anabel, que é professora de Língua Portuguesa.

Este sentimento é compartilhado por Cislaine Tenório, também professora de Língua Portuguesa e que hoje atua como Chefe de Rede na 2ª Gerência Regional de Educação, em São Miguel dos Campos. “Sou professora da rede estadual desde 2006 e me sinto orgulhosa por estar vivenciando este momento de mudanças na Educação de Alagoas. Nós que estamos nas Geres tivemos a mesma valorização dos professores que estão em sala de aula em todos os projetos do Governo e no rateio não foi diferente. Agradeço ao governador Renan Filho por esse reconhecimento. Professor valorizado é professor mais feliz”, afirma Cislaine, que trabalha no acompanhamento e suporte de 15 instituições de ensino.

cislaine tenório da 2a gere diz que educação vive novo tempo foto thiago ataíde

Auxiliar de Serviços Diversos lotado no Gabinete da Seduc, Cristiano Albuquerque, celebra o fato da bonificação ter sido estendida a todas as categorias da Educação. “A merendeira que prepara as refeições dos alunos. Os vigias que acompanham a entrada e saída de pessoas das escolas. Os motoristas. Nós, que atuamos em diversos setores administrativos da Seduc. É muito importante sermos beneficiados com o rateio, pois isso representa o reconhecimento de pessoas que se doam pela Educação de Alagoas”, destaca Cristiano, que possui mais de 20 anos de Seduc.