Educação supera meta de matrículas em cursos técnicos e profissionais ofertados na rede estadual com mais de 10 mil alunos inscritos

Piaui

02.06.2023

A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) comemora o marco de mais de 10 mil alunos inscritos nos novos cursos técnicos ofertados nas escolas da Rede Estadual. Ao todo, 10.532 matrículas foram efetivadas para os cursos de Desenvolvimento de Sistemas com Ênfase em Inteligência Artificial, Turismo com ênfase em Empreendedorismo, Marketing Digital, Programação de Jogos Digitais e Sistemas de Energias Renováveis.

Os cursos são ofertados pelo Seduc Tec, projeto que faz parte do Acelera Seduc e visa a ampliação da oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio integrado à modalidade de Tempo Integral. As matrículas abrangem 184 escolas das 21 Gerências Regionais de Educação. O investimento do projeto de expansão dos cursos é de mais de R$ 4 milhões.

De acordo o Superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos, Paulo Henrique Pinheiro, os cursos vão impactar a vida de jovens de todo o estado do Piauí distribuídos nas 21 GREs da Secretaria de Estado da Educação. “Com isso nós damos um incremento significativo nas matrículas de Educação Profissional e Técnica da Seduc e alcançamos um total de municípios bem significativos com a oferta de cursos para essa juventude, melhorando a proficiência em Matemática e Língua Portuguesa e ao mesmo tempo preparando esses jovens para a inserção no mundo do trabalho”, declarou.

O Secretário da Educação, Washington Bandeira, destaca que o nível de aprendizagem dos estudantes é comprovadamente melhor na modalidade de Tempo Integral associada à oferta de cursos profissionalizantes. “O modelo de escola de Tempo Integral associado com o Ensino Profissional e Técnico gera fortalecimento de aprendizagem, melhora índices sociais, econômicos, inclusive fortalecendo as habilidades socioemocionais dos jovens e favorece o ingresso no mundo do trabalho”, defende.

Para beneficiar os alunos em situação de vulnerabilidade, possibilitando que eles tenham acesso a um ambiente virtual de aprendizagem fora do ambiente escolar e poder dar continuidade aos seus cursos por meio da Educação à Distância, a Seduc fará a distribuição de mais de 10 mil chips para os estudantes matriculados nos cursos técnicos e profissionais da Rede Estadual de Educação.

“Nós estamos distribuindo, na primeira etapa, 800 chips para alunos que estão matriculados nos cursos de Educação Profissional e Técnica no âmbito da expansão do Seduc Tec. Na segunda etapa, nós vamos expandir a entrega de chips para todos os alunos que estão matriculados na expansão do Seduc Tec, que usam a educação à distância como ferramenta metodológica, alcançando todos os alunos matriculados”, completou o superintendente Paulo Henrique.