Nova escola Municipal de Florianópolis tem capacidade para mais de mil estudantes

Santa Catarina

24.03.2023

No aniversário de 350 anos de Florianópolis, o governador Jorginho Mello e a secretária adjunta de educação, Patrícia Lueders, participaram da inauguração da Escola Básica Municipal Darcy Ribeiro no bairro Rio Vermelho. Com capacidade para 1.200 estudantes, a unidade vai ajudar a sanar o problema histórico de falta de vagas na região. O Estado contribuiu com cerca de R$ 3 milhões para a construção da unidade escolar.

“A educação é uma das prioridades do nosso governo. E sabemos que existe um problema de falta de vagas aqui nessa região. Mas nosso time está trabalhando em várias frentes para resolver essas situações e a parceria com o município é fundamental para atender os catarinenses” destacou o governador Jorginho Mello.

O secretário municipal de educação de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira, também participou da inauguração. “Estamos trabalhando em regime de colaboração com os municípios porque os estudantes, independente da rede, são catarinenses. Em Florianópolis, em parceria com a prefeitura, estamos colocando em prática diversas ações para sanar o problema de falta de vagas, principalmente na região Norte da ilha, onde a população cresce em ritmo acelerado”, explica Lueders.

A Secretária de Estado da Educação (SED) também criou um Grupo de Trabalho com o município para sanar a problemática de vagas. O grupo é formado por integrantes da SED e da Secretaria Municipal de Educação para tratar às questões relacionadas à falta de vagas do Ensino Fundamental e Médio.

Escola foi construída em apenas 42 dias

Prevista inicialmente para ficar pronta em 90 dias, o estabelecimento levou praticamente metade do tempo para ser finalizado, em apenas 42 dias. A obra é modular, sustentável e tem 50 anos de garantia. O funcionamento da escola deverá ser iniciado a partir de abril. São 3.018 m² de área construída, incluindo 18 salas de aula, biblioteca, sala informatizada, laboratório de Ciências e sala multimeios (para atendimento educacional especializado), entre outros setores.

Segundo o prefeito da capital, Topázio Neto, a obra é ainda mais resistente do que uma edificação construída de forma tradicional. “A escola tem um alto padrão de construção, não é porque é rápida que vai ter menos qualidade. Mantas térmicas e acústicas garantem o conforto das crianças e a certeza de estudos com excelência”, finaliza.

Ações para falta de vagas no Norte da Ilha

Para ampliação de vagas na região, o Governo do Estado está construindo sete salas de aula na EEB de Muquém, localizada no Bairro Rio Vermelho, para atender estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Além disso, a Secretaria de Estado da Educação está iniciando a construção de mais oito salas modulares na unidade. Cada nova sala pode atender até 30 alunos, criando cerca de 400 novas vagas. A Secretaria garante transporte público gratuito para estudantes em casos em que há necessidade de matrículas em escolas de outros bairros, de acordo com a legislação.