Governo de Goiás entrega à população mais uma obra de escola inacabada em Rio Verde

Goiás

05.05.2022

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), convida para a inauguração do Colégio Estadual Eurico Veloso do Carmo, em Rio Verde. A solenidade será realizada nesta quarta-feira (04/05), às 9 horas, com a presença do governador Ronaldo Caiado, alunos, professores, servidores administrativos e demais autoridades políticas que representam a região.

A nova instituição de ensino fica no Residencial Arco-Íris e suas obras tiveram início em setembro de 2018, sendo paralisadas pouco tempo depois por falta de pagamento. A construção foi retomada pela atual gestão em 2020, mas as obras foram impactadas pela pandemia da Covid-19 e permaneceram em ritmo lento até o ano passado. O investimento para a finalização do prédio foi de R$ 5.338.420,85.

Com área total de 6.800 m2 e área construída de 3.141,77 m2, o colégio iniciou suas atividades em janeiro deste ano, atendendo cerca de 900 alunos no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, em dois turnos: matutino e vespertino.

O prédio do C. E. Eurico Veloso do Carmo é mais uma escola padrão Século XXI inaugurada pelo governador Ronaldo Caiado. O modelo é considerado inovador por apresentar uma excelente estrutura física. A unidade escolar conta com 12 salas de aula, pátio multiuso coberto, auditório, biblioteca, laboratórios de Ciências e de Informática, cozinha com refeitório, vestiários, bloco administrativo, ampla área de convivência, estacionamento interno e quadra poliesportiva coberta.

Terceiro colégio inaugurado

O novo colégio é a terceira instituição de ensino da rede pública estadual inaugurada na gestão do governador Ronaldo Caiado, em Rio Verde. Todas elas foram deixadas inacabadas pelo governo passado. As outras duas são o Colégio Estadual César da Cunha Bastos, que ficou quase 12 anos com suas obras paralisadas, e o CEPMG Sebastião do Vale, aguardado pela comunidade por mais de uma década e meia.

O homenageado

O nome dado ao colégio estadual reconhece a história de um dos pioneiros de Rio Verde, mais conhecido no município como Nenzinho Veloso. Ele nasceu em 1919, foi empresário e dedicou ainda três décadas de sua vida à política, tendo sido eleito vereador por três legislaturas, prefeito por dois mandatos e deputado estadual por Goiás reeleito.

Eurico Veloso do Carmo foi um grande entusiasta da educação, construindo durante seu mandato como prefeito de Rio Verde, diversas instituições de ensino, praticamente uma em cada bairro da cidade.

Nenzinho Veloso consegui ainda que o Ministério da Educação (MEC) levasse para o município seis cursos de Ensino Superior nas áreas de Ciências Humanas, Exatas e Biológicas. A Faculdade de Filosofia, uma de suas conquistas, posteriormente foi transformada em Fundação de Ensino Superior de Rio Verde (Fesurv).