Mato Grosso
28.03.2023O nível de aprendizado no 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino teve aumento de 31 pontos na Avaliação Somativa, se comparadas as edições de 2021 e 2022. Os dados são do Sistema de Avaliação Educacional de Mato Grosso (Avalia MT/Universidade Federal de Juiz de Fora/CAEd) e foram apresentados na última semana pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).
O valor de proficiência média em Língua Portuguesa de 2021 foi de 549 pontos, já para o ano de 2022, a proficiência média foi de 580 pontos. Além disso, a taxa de participação da rede pública variou de 39% (2021) para 86% (2022). Neste sentido, foram avaliados 37.560 estudantes em 140 municípios.
“É o resultado do investimento de R$16,5 milhões feito pelo Governo de Mato Grosso especificamente na recuperação da aprendizagem”, comemorou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto. Ele lembra que só na aquisição de material didático complementar impresso, o investimento foi de R$3,3 milhões, beneficiando em 2022 mais de 105 mil estudantes do ciclo de alfabetização – 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.
Alan destaca que o regime de colaboração entre o Estado e os municípios foi fundamental para se obter esse resultado. Mais de 5.800 professores foram capacitados, além de 333 formadores municipais, envolvendo 1.300 unidades escolares. Aliado a isso, a Seduc investiu em seminários de boas práticas. Foram 15 eventos regionais, 2 estaduais e 140 municipais.
A criação de incentivos também é destaque nesse processo. A distribuição da cota-parte do ICMS aos municípios será com base nos resultados da aprendizagem. “O município que alfabetizar mais e melhor, terá mais recursos. Queremos que todos sejam eficientes”, explicou o secretário.
De acordo com Isaltino Alves Barbosa, da Coordenadoria de Avaliação da Educação Básica da Seduc, as ações que contribuíram com o resultado do Avalia MT vão além. Com o Prêmio Educa MT, por exemplo, a 1ª parcela paga às escolas com melhor pontuação foi de R$4,9 milhões. Já a Bolsa de Incentivo, contou com 3,3 milhões, contemplando formadores regionais e municipais, além de coordenadores.
Para ele, as avaliações diagnósticas, formativas e somativas, além do monitoramento e plano de ação para a formação continuada e práticas pedagógicas são imprescindíveis ao regime de colaboração entre as redes estadual e municipais de ensino. “Estamos proporcionando condições para que as evidências apareçam e subsidiem o trabalho e a intervenção das áreas pedagógicas. Já somos vistos como exemplo em alfabetização na idade certa”.
“Em um grupo de 12 estados que tiveram as suas redes avaliadas, Mato Grosso obteve o melhor resultado. Ou seja, assumiu a dianteira como exemplo de boas práticas na alfabetização”, analisou José Anderson Araújo, que coordena a implantação do Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc) nos estados de Mato Grosso, Espírito Santo e Maranhão. “Com esse ritmo ouso afirmar que Mato Grosso vai estar entre as três educações públicas mais bem avaliadas no país até 2023, muito além da meta, que é estar entre as cinco melhores”.
A implementação do Programa Alfabetiza MT em Mato Grosso tem parceria da Associação Bem Comum, Fundação Lemann e do Instituto Natura.
Alfabetiza MT
Com a meta de potencializar os resultados positivos do Programa Alfabetiza-MT, que é uma das 30 políticas educacionais do Projeto EducAÇÃO 10 Anos, a Seduc está ampliando as ações de assessoramento técnico e pedagógico aos 140 municípios adesos e implementando o Circuito de Gestão de Metas.
“Almeja-se, dessa forma, viabilizar aos municípios uma gestão com foco em resultados e, principalmente, auxiliar as redes municipais a zelar pela equidade educacional. Neste sentido, o Decreto Nº 1.065, de 10 de agosto de 2021, que regulamenta a Lei Nº 11.485, de 28 de julho de 2021, instituindo o Programa Alfabetiza MT foi atualizado pelo Governo do Estado”, concluiu o secretário Alan Porto.