Prêmio Solve for Tomorrow Brasil estimula projetos de investigação científica ou tecnológica

Goiás

02.05.2022

A Samsung está com inscrições abertas para a 9ª edição do prêmio Respostas para o Amanhã, que a partir de agora passa a ser chamado de Solve for Tomorrow Brasil. O prémio é direcionado aos estudantes e professores do Ensino Médio nas áreas das Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias.

A iniciativa busca estimular e divulgar projetos de investigação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por alunos de todas as escolas públicas do país. O prêmio tem como foco a abordagem STEM (sigla em inglês que significa Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), que parte de um desafio ou problema que possibilite múltiplas soluções ou respostas, e dentro dessa abordagem, o ensino de Ciências encontra suporte na Tecnologia, nos processos de Engenharia e na aplicação da Matemática para soluções inovadoras de problemas reais em uma situação concreta.

A edição deste ano traz novidades como a ampliação da mentoria que apoia as equipes desde o momento da inscrição até o desenvolvimento de seus projetos e também as diferentes formas de reconhecimento dos participantes, a cada etapa de seleção. Em 2022, serão mais de 290 equipamentos destinados aos estudantes, docentes, escolas e gestores.

Inscrições e informações

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho. Para que alunos e professores possam acompanhar as ações do prêmio, a Samsung investiu na divulgação pelas redes sociais, como Facebook, Instagram e no Youtube. Também foi criada uma Central de Atendimento, que está disponível de segunda à sexta, das 8h30 às 18h30, pelo telefone 0800-780 0755.

O Solve for Tomorrow ou Respostas para o Amanhã  é uma iniciativa global coordenada pela Cidadania Corporativa da Samsung, que abrange mais de 40 países. No Brasil, o prêmio é realizado desde 2014, com coordenação geral do Cenpec. Como suporte, a iniciativa conta com uma rede de parceiros em toda a América Latina, incluindo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e  Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Em âmbito nacional, conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) no apoio à divulgação e na composição das Comissões Técnicas de Avaliação  do prêmio.