Com foco no ensino fundamental, Estado e Unicef lançam programa para adequação de fluxo escolar

No Amapá

18.09.2020

PorJorge Abreu e Valdeí Balieiro


O Governo do Amapá lança nesta quinta-feira, 17, o 'Programa Travessia: aprendizagem na idade certa’, desenvolvido em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Com foco nos alunos dos anos finais do ensino fundamental da rede estadual de ensino, o programa foi desenvolvido para adequação fluxo escolar.

O lançamento será transmitido a partir das 16h pelo canal da Secretaria de Estado Educação (Seed) no YouTube. Participarão o governador, Waldez Góes, a secretária de Educação, Goreth Sousa, a chefe do território da
Amazônia Legal Brasileira pelo Unicef, Anyoli Sanabria, o chefe de Educação do Unicef, Ítalo Dutra, além de gestores e estudantes.

A iniciativa segue as diretrizes do Programa Trajetórias de Sucesso Escolar, do Unicef e parceiros, e busca implementar políticas e ações que superem o fracasso escolar, como a reprovação, o abandono e a evasão.

O Amapá possui cerca de 47 mil estudantes em distorção idade-série, sendo que 37 mil estão matriculados em escolas da rede estadual de ensino. 

Nos anos finais do ensino fundamental, a taxa de distorção é de 37,34%, enquanto nos anos iniciais, chega a 26, 55%. No ensino médio, a porcentagem é de  40%.