Com foco no Enem, rede estadual inicia segundo semestre letivo

ENEM

01.08.2019

A Secretaria Estadual da Educação de Goiás (Seduc) promoveu, nesta quinta-feira (1º/8), uma solenidade simbólica de acolhida de alunos e professores para marcar o reinício das aulas nas 1.044 escolas da rede pública estadual.  O encontro foi realizado no Colégio Estadual Pedro Xavier Teixeira, no Setor Pedro Ludovico.

A Coordenadora Regional de Educação de Goiânia, Enicléia Morais, compareceu ao evento e destacou a preocupação e o foco da Seduc no Enem e no Saego para as escolas de ensino médio. “Preparar os alunos para as avaliações externas significa prepará-los para as universidades e o mercado. Nosso foco não é unicamente nos resultados e na proficiência, mas também na formação integral dos alunos, cuidando das questões socioemocionais, com proposta de que esses jovens sejam empoderados como protagonistas”, afirmou.

A superintendente de Tempo Integral, Márcia Rocha Antunes, destaca que o Ensino Médio atualmente é um desafio, já que mais de 20% dos jovens desistem de estudar depois da 1ª série por conta do conflito entre escola e trabalho. “Mas é preciso ter a consciência de que se o adolescente for para o mercado de trabalho, vai para o subemprego, com salários baixos, vai desistir de estudar ou não vai conciliar da forma necessária e não chega na fase adulta em uma posição melhor no mercado”, ressaltou.

Ao final do evento, Márcia desejou que o início do semestre não marque simplesmente o início das aulas, mas também de todo um processo de sucesso que vai ser conquistado e registrado neste ano. “Que a gente consiga ter resultados ainda melhores e que cada um se engaje mais, extravasem nos sonhos e não esqueça das metas que estabeleceu. Fazendo isso, o sucesso vem, com certeza.”

Segundo semestre

O segundo semestre na rede pública estadual contará com 96 dias letivos, com o término das aulas previsto para o dia 18 de dezembro. Atualmente estão matriculados na rede 485 mil alunos, distribuídos entre turmas de Ensino Fundamental e Médio. Somente no Ensino Médio são atendidos 207 mil estudantes entre a 1ª e 3ª série.

Na rede estadual existem hoje 218 escolas em tempo integral, atendendo cerca de 36 mil alunos. Desse total, 66 unidades educacionais são de Ensino Médio com 14.920 mil alunos matriculados e 152 de Ensino Fundamental, com mais de 21 mil alunos.

Até novembro, quando serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o foco principal do trabalho pedagógico nas escolas que ofertam o Ensino Médio serão os projetos e ações preparatórios para a avaliação do INEP/MEC.

Formações

Para o segundo semestre deste ano, um importante avanço para a qualidade do ensino foi a criação da Superintendência de Tempo Integral, que tem à frente a professora Márcia Rocha Antunes. Ela ressalta que, a partir de agosto, as principais ações serão a retomada dos encontros de formação de professores e a repactuação das metas com os gestores das escolas em tempo integral.

“É sempre bom lembrar quais são nossas metas, já que não podemos perder de vista que nosso foco deve ser o desenvolvimento pleno dos alunos”, destaca ela. De acordo com Márcia, a criação da nova superintendência surge com a proposta de redefinir o projeto pedagógico de tempo integral na rede pública.

Para o Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano), a superintendente explica que o objetivo principal será subsidiar as prefeituras na implantação do projeto de tempo integral em suas redes, já que a Secretaria Estadual de Educação já tem esse modelo bem definido, de forma a criar um “percurso de continuidade”, que vai da Educação Infantil ao Ensino Médio.